Introdução:
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e
demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres,
pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes,
encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri
Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos
para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas
posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações,
idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o
professor possa organizar situações e atividades em que as crianças
possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio
corpo.
Objetivos:
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos
Conteúdos específicos:
Expressividade / Dança
Tempo estimado:
20 a 30 minutos
Material necessário:
Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
Aparelho de som
Espaço:
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala
antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A
música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar
uma sugestão.
Desenvolvimento da atividade:
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!
1º Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa
Virou. Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas,
proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente
arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam
se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode
enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!
2º Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de
som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a
se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto
Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é
muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se
transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3º Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para
cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao
serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala
manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala
com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar
pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço
da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar
(Milton Nascimento, CD Sentinela) ou No Fundo do Mar (Bita e os
Animais).
4º Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra
Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças
adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez,
com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.
5º Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).
Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão
ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes
Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e
partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com
suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das
crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade
movimentada.
Avaliação:
O professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a
aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual
momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança?
E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a
planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas
dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.
Introdução:
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e
demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres,
pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes,
encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri
Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos
para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas
posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações,
idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o
professor possa organizar situações e atividades em que as crianças
possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio
corpo.
Objetivos:
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos
Conteúdos específicos:
Expressividade / Dança
Tempo estimado:
20 a 30 minutos
Material necessário:
Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
Aparelho de som
Espaço:
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala
antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A
música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar
uma sugestão.
Desenvolvimento da atividade:
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!
1º Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa
Virou. Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas,
proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente
arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam
se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode
enriquecer a brincadeira, sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!
2º Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de
som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a
se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto
Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é
muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se
transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3º Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para
cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao
serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala
manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala
com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar
pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço
da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar
(Milton Nascimento, CD Sentinela) ou No Fundo do Mar (Bita e os
Animais).
4º Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra
Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças
adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez,
com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas
- com o bumbum
- com as palmas das mãos etc.
5º Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto Gismonti, CD Circense).
Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão
ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes
Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e
partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com
suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das
crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade
movimentada.
Avaliação:
O professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a
aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual
momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança?
E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a
planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas
dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.
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