Objetivos:
★Desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a comunicação infantil, inclusive por meio da escrita.
Faixa etária: Crianças a partir do 1º ano.
Baú da saudade:
A palavra saudade pode ter diversos significados de acordo com o
contexto no qual é aplicada. Contudo, no universo infantil, normalmente,
ela está ligada à ausência de alguém ou de algo que, por sua vez, gera
certa nostalgia ou até tristeza. Mas como falar dos próprios sentimentos
é difícil para as crianças, aproveite a ocasião para propor a elaboração de cartas para aqueles ou aquilo que as fazem sentir saudade.
Após a escrita delas, recolha e guarde-as em um baú. Explique
que elas ficarão lá até o fim do ano, momento em cada aluno poderá pegar
a sua carta, ler, reler, descobrir os erros, perceber sua evolução na
escrita e ainda entender que, qualquer sentimento, por mais dolorido que
seja, ameniza-se e, na maioria das vezes, transforma-se em boas
lembranças.
Para estimular a criançada a participar da atividade, sugira a criação conjunta do baú.
1. Com o estilete, retire as laterais maiores da tampa da caixa e, em seguida, arredonde as laterais menores.
2. Com a cola branca e o papel color set laranja revista a caixa externamente.
3. Com a cola quente, fixe o papel micro-ondulado sobre as bordas arredondadas para obter a tampa do baú.
4. De acordo com o risco, recorte o papéis color set marrom e o laminado
dourado. Encaixe e cole as fivelas em duas tiras. Em seguida, cole-as
sobre a tampa da peça.
5. Cole as demais tiras em todas as bordas do baú.
6. Recorte o velcro em pequenos pedaços e cole-os em lugares estratégicos para que o fechamento de peça fique seguro.
7. Por fim, decore o baú com as bijuterias e o resto do papel laminado.
Fonte: Revista Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental
Objetivos:
★Desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a comunicação infantil, inclusive por meio da escrita.
Faixa etária: Crianças a partir do 1º ano.
Baú da saudade:
A palavra saudade pode ter diversos significados de acordo com o
contexto no qual é aplicada. Contudo, no universo infantil, normalmente,
ela está ligada à ausência de alguém ou de algo que, por sua vez, gera
certa nostalgia ou até tristeza. Mas como falar dos próprios sentimentos
é difícil para as crianças, aproveite a ocasião para propor a elaboração de cartas para aqueles ou aquilo que as fazem sentir saudade.
Após a escrita delas, recolha e guarde-as em um baú. Explique
que elas ficarão lá até o fim do ano, momento em cada aluno poderá pegar
a sua carta, ler, reler, descobrir os erros, perceber sua evolução na
escrita e ainda entender que, qualquer sentimento, por mais dolorido que
seja, ameniza-se e, na maioria das vezes, transforma-se em boas
lembranças.
Para estimular a criançada a participar da atividade, sugira a criação conjunta do baú.
1. Com o estilete, retire as laterais maiores da tampa da caixa e, em seguida, arredonde as laterais menores.
2. Com a cola branca e o papel color set laranja revista a caixa externamente.
3. Com a cola quente, fixe o papel micro-ondulado sobre as bordas arredondadas para obter a tampa do baú.
4. De acordo com o risco, recorte o papéis color set marrom e o laminado
dourado. Encaixe e cole as fivelas em duas tiras. Em seguida, cole-as
sobre a tampa da peça.
5. Cole as demais tiras em todas as bordas do baú.
6. Recorte o velcro em pequenos pedaços e cole-os em lugares estratégicos para que o fechamento de peça fique seguro.
7. Por fim, decore o baú com as bijuterias e o resto do papel laminado.
Fonte: Revista Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário