ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME
“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...
Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta
atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a
criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá,
assim as crianças terão que ler o nome do colega.
-
Jogo - Adivinhe quem é:
1.
Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre
os fonemas, enquanto tentam conectá-los aos nomes de que fazem parte.
Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem
eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em
segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema inicial.
2.
Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser
repetido várias vezes, de forma clara e evidente: “[d], [d], [d], [d],
[d]”. 3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Variação:
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Saiba mais!
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
Guia Prático para Professores de Educação Infantil
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR
Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar sua cartela do jogo.
Se quiser aproveitar a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique melhor.
· Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.
· Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.
· Quebra-cabeça:
O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
Usa uma cor para cada nome.
Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
Dividir a sala em grupos.
Cada grupo ganha um envelope.
Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
Brincadeira:
“Quero ver quem é esperto”- As crianças devem estar assentadas em uma
grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os
alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes
deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão
se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para
cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no
final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor
poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes,
levantando o crachá.
MÚSICA:
QUERO VER QUEM É ESPERTO
E NA RODA VAI ENTRAR
ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
(Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)
-
O professor escreve nomes no quadro faltando a primeira e a última
letra. As crianças poderão registrar no caderno completando o nome com
as letras que estão faltando.
- Material necessário: Um barquinho de dobradura.
- Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em mão.
- A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
- Nomes que comecem com a letra…
- Nomes que terminem com a letra…
- Nomes com tal número de letras…
-
- A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
NICOLE
- Recortar o nome formando as sílabas.
NI CO LE
- Fazer a leitura das sílabas e formar nova palavra.
CO LE
Juntar sílabas de um nome com o outro, formando novos nomes.
MARIA + SARA = MARA
LUAN + NADIA = LUNA
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
- Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
- Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
- Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
- Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Cada criança pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças cantam:
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.
Ao
término da música a criança coloca o crachá que tem nas mãos nas costas
do dono, que por sua vez deve correr atrás do primeiro aluno que ficará
livre se conseguir chegar ao lugar que ficou vazio.
O jogo continua até que todas as crianças recebam seu crachá.
O nome tem 6 letras.
Termina com A.
Começa com…
Rima com a palavra…
Os alunos adivinham o nome e o dono do crachá vai buscá-lo.
- Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o nome que sumiu.
- Fazer acróstico com os nomes.
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME
“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...
Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta
atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a
criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá,
assim as crianças terão que ler o nome do colega.
-
Jogo - Adivinhe quem é:
1.
Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre
os fonemas, enquanto tentam conectá-los aos nomes de que fazem parte.
Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem
eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em
segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema inicial.
2.
Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser
repetido várias vezes, de forma clara e evidente: “[d], [d], [d], [d],
[d]”. 3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Variação:
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Saiba mais!
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
Guia Prático para Professores de Educação Infantil
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR
Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar sua cartela do jogo.
Se quiser aproveitar a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique melhor.
· Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.
· Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.
· Quebra-cabeça:
O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
Usa uma cor para cada nome.
Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
Dividir a sala em grupos.
Cada grupo ganha um envelope.
Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
Brincadeira:
“Quero ver quem é esperto”- As crianças devem estar assentadas em uma
grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os
alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes
deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão
se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para
cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no
final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor
poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes,
levantando o crachá.
MÚSICA:
QUERO VER QUEM É ESPERTO
E NA RODA VAI ENTRAR
ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
(Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)
-
O professor escreve nomes no quadro faltando a primeira e a última
letra. As crianças poderão registrar no caderno completando o nome com
as letras que estão faltando.
- Material necessário: Um barquinho de dobradura.
- Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em mão.
- A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
- Nomes que comecem com a letra…
- Nomes que terminem com a letra…
- Nomes com tal número de letras…
-
- A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
NICOLE
- Recortar o nome formando as sílabas.
NI CO LE
- Fazer a leitura das sílabas e formar nova palavra.
CO LE
Juntar sílabas de um nome com o outro, formando novos nomes.
MARIA + SARA = MARA
LUAN + NADIA = LUNA
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
- Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
- Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
- Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
- Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Cada criança pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças cantam:
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.
Ao
término da música a criança coloca o crachá que tem nas mãos nas costas
do dono, que por sua vez deve correr atrás do primeiro aluno que ficará
livre se conseguir chegar ao lugar que ficou vazio.
O jogo continua até que todas as crianças recebam seu crachá.
O nome tem 6 letras.
Termina com A.
Começa com…
Rima com a palavra…
Os alunos adivinham o nome e o dono do crachá vai buscá-lo.
- Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o nome que sumiu.
- Fazer acróstico com os nomes.
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