Clique sobre o texto abaixo em destaque para abrir o arquivo.
- Este livro sintetiza um esforço de trabalho coletivo na construção de
conhecimentos sobre a educação da criança de 0 a 6 anos moradora em
área rural. O trabalho foi concretizado a partir de cooperação técnica
estabelecida entre o Ministério da Educação – MEC e a Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, visando o desenvolvimento da
Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças
de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais” (MEC/UFRGS).
Os principais objetivos da pesquisa foram estruturados a partir de
quatro grandes ações: pesquisa bibliográfica da produção acadêmica
nacional sobre educação infantil das crianças residentes em área rural;
estudo quantitativo de dados secundários; estudo das condições de oferta
da educação infantil das crianças de área rural por meio do envio de
questionários a uma amostra de 1130 municípios; coleta de dados
qualitativos em 30 municípios localizados nas cinco regiões geográficas
do país.
O conjunto dos oito artigos permite-nos esboçar um primeiro panorama
nacional de como a Educação Infantil na área rural vem sendo tratada no
país. Superar esse quadro exigirá compreender que esse desafio deve ser
enfrentado por processos democráticos de participação que garantam a
ampliação dos atores sociais e coletivos e, principalmente, a presença
das famílias e dos sujeitos do campo.
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- Este livro sintetiza um esforço de trabalho coletivo na construção de
conhecimentos sobre a educação da criança de 0 a 6 anos moradora em
área rural. O trabalho foi concretizado a partir de cooperação técnica
estabelecida entre o Ministério da Educação – MEC e a Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, visando o desenvolvimento da
Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças
de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais” (MEC/UFRGS).
Os principais objetivos da pesquisa foram estruturados a partir de
quatro grandes ações: pesquisa bibliográfica da produção acadêmica
nacional sobre educação infantil das crianças residentes em área rural;
estudo quantitativo de dados secundários; estudo das condições de oferta
da educação infantil das crianças de área rural por meio do envio de
questionários a uma amostra de 1130 municípios; coleta de dados
qualitativos em 30 municípios localizados nas cinco regiões geográficas
do país.
O conjunto dos oito artigos permite-nos esboçar um primeiro panorama
nacional de como a Educação Infantil na área rural vem sendo tratada no
país. Superar esse quadro exigirá compreender que esse desafio deve ser
enfrentado por processos democráticos de participação que garantam a
ampliação dos atores sociais e coletivos e, principalmente, a presença
das famílias e dos sujeitos do campo.
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