A
aprendizagem de certos conceitos-chave é ferramenta indispensável ao
desenvolvimento da habilidade de pensar. A criança precisa aprender a
identificar, generalizar, classificar, agrupar, ordenar e combinar.
São nos
primeiros anos da escola de ensino básico que a criança encontra-se na
fase para a aquisição de repertórios conceituais considerados básicos
ou pré-requisitos para aquisições acadêmicas posteriores.
Cito alguns desses conceitos a serem trabalhados como pré-requisitos para o ensino da Matemática e algumas sugestões:
NOÇÕES DE GRANDEZA: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, mais curto/mais comprido, mais alto/ mais baixo, grosso/fino e largo/estreito.
NOÇÕES DE POSIÇÃO: dentro/fora,
ao lado de/na frente de/atrás de, em cima/embaixo/ao lado, entre, mais
perto/mais longe, abaixo/acima, primeiro/último.
NOÇÕES DE TEMPO: antes/depois, novo/velho.
CLASSIFICAÇÃO: semelhante/diferente.
CLASSIFICAÇÃO: semelhante/diferente.
NOÇÃO ESPACIAL
NOÇÃO DO TODO E PARTES, INTEIRO E METADE
A
aprendizagem de certos conceitos-chave é ferramenta indispensável ao
desenvolvimento da habilidade de pensar. A criança precisa aprender a
identificar, generalizar, classificar, agrupar, ordenar e combinar.
São nos
primeiros anos da escola de ensino básico que a criança encontra-se na
fase para a aquisição de repertórios conceituais considerados básicos
ou pré-requisitos para aquisições acadêmicas posteriores.
Cito alguns desses conceitos a serem trabalhados como pré-requisitos para o ensino da Matemática e algumas sugestões:
NOÇÕES DE GRANDEZA: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, mais curto/mais comprido, mais alto/ mais baixo, grosso/fino e largo/estreito.
NOÇÕES DE POSIÇÃO: dentro/fora,
ao lado de/na frente de/atrás de, em cima/embaixo/ao lado, entre, mais
perto/mais longe, abaixo/acima, primeiro/último.
NOÇÕES DE TEMPO: antes/depois, novo/velho.
CLASSIFICAÇÃO: semelhante/diferente.
CLASSIFICAÇÃO: semelhante/diferente.
NOÇÃO ESPACIAL
NOÇÃO DO TODO E PARTES, INTEIRO E METADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário