Grafomotricidade


Fichas para recortar:

O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:     
Estabilidade postural;
Percepção visual;
Coordenação visomotora;
Integração bilateral;
Orientação espacial;
Consciência corporal;
Força muscular.

Mas por onde começar?
Entre 2 anos e 2 anos e meio,  a criança já pode começar a manusear uma tesoura escolar. Entretanto, é importante que esse aprendizado seja realizado de maneira gradual, respeitando seu desenvolvimento.

Entre 2 e 3 anos
Nessa idade, provavelmente, seu filho vai precisar das duas mãos para abrir e fechar a tesoura. No começo ele pode usar uma força excessiva para realizar o movimento e talvez não tenha desenvolvido habilidades suficientes para realizar muitos movimentos com a tesoura.

Entre 3 e 4 anos
Com alguma precisão, seu filho já consegue fazer cortes em linha reta. Nessa fase, pode-se começar a praticar novos movimentos tais como as curvas, pois suas habilidades já permitem usar a mão auxiliar para girar o papel.

Entre 4 e 5 anos
A criança que foi estimulada é capaz de realizar cortes em curva com precisão. Ela também consegue cortar formas geométricas (círculos, quadrados e triângulos). Se você traçar uma linha no papel para direcionar o corte, seu filho conseguirá ser muito eficaz com a tesoura.

Entre 5 e 6 anos
Nessa fase a criança pode cortar o papel seguindo contornos mais complexos. As mãos, uma auxiliar, outra dominante, trabalham de forma coordenada para segurar e cortar o papel com a tesoura, tornando o corte mais preciso, sem bordas irregulares.

Atenção!
Ao colocar uma tesoura na mão do seu filho é sempre importante explicar que é um utensílio que deve ser usado com cuidado e atenção, e apenas para cortar os materiais oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.









Fichas para recortar:

O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:     
Estabilidade postural;
Percepção visual;
Coordenação visomotora;
Integração bilateral;
Orientação espacial;
Consciência corporal;
Força muscular.

Mas por onde começar?
Entre 2 anos e 2 anos e meio,  a criança já pode começar a manusear uma tesoura escolar. Entretanto, é importante que esse aprendizado seja realizado de maneira gradual, respeitando seu desenvolvimento.

Entre 2 e 3 anos
Nessa idade, provavelmente, seu filho vai precisar das duas mãos para abrir e fechar a tesoura. No começo ele pode usar uma força excessiva para realizar o movimento e talvez não tenha desenvolvido habilidades suficientes para realizar muitos movimentos com a tesoura.

Entre 3 e 4 anos
Com alguma precisão, seu filho já consegue fazer cortes em linha reta. Nessa fase, pode-se começar a praticar novos movimentos tais como as curvas, pois suas habilidades já permitem usar a mão auxiliar para girar o papel.

Entre 4 e 5 anos
A criança que foi estimulada é capaz de realizar cortes em curva com precisão. Ela também consegue cortar formas geométricas (círculos, quadrados e triângulos). Se você traçar uma linha no papel para direcionar o corte, seu filho conseguirá ser muito eficaz com a tesoura.

Entre 5 e 6 anos
Nessa fase a criança pode cortar o papel seguindo contornos mais complexos. As mãos, uma auxiliar, outra dominante, trabalham de forma coordenada para segurar e cortar o papel com a tesoura, tornando o corte mais preciso, sem bordas irregulares.

Atenção!
Ao colocar uma tesoura na mão do seu filho é sempre importante explicar que é um utensílio que deve ser usado com cuidado e atenção, e apenas para cortar os materiais oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.









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