Projeto Meio Ambiente


Projeto Meio Ambiente

Público alvo: 
4ª série do ensino fundamental

“É preciso preservar o meio ambiente porque na terra não habitam apenas os seres humanos. Nela vivem, desde
microorganismos, vírus, bactérias, fungos, até os solos, rochas, as águas, a atmosfera, os vegetais e os animais. E todosd continuar existindo. Mas para que isso aconteça, é necessário que todo esse ecossistema colabore entre si e interaja em paz. Na verdade todos os seres vivem uns pelos outros, com os outros, e para os outros, pois tudo tem a ver com tudo, em todos os momentos, em todos os lugares, e em todas as circunstâncias.” (Leonardo Boff)

Objetivos: 
- Refletir sobre o desenvolvimento da Vida no Planeta Terra, desde a sua formação até a antropocene (nova era geológica, a era
humana);
- Conhecer a estrutura da vida nos diferentes ambientes da biosfera;
- Debater sobre as ações da espécie humana que desequilibram os ambientes, conhecendo o resultado desse desequilíbrio e seus efeitos , que ameaçam a existência da própria espécie;
- Informar-se sobre algumas ações da espécie humana que lutam para conscientizar seus semelhantes e reverter os efeitos do desequilíbrio da estrutura da vida no Planeta;
- Incorporar no seu cotidiano práticas de manejo sustentável de produtos industrializados, como manejo do lixo, economia de água, energia e materiais de uso diário em sala de aula, tais como folhas, cadernos, canetinhas, entre outros, demonstrando assim respeito à complexa rede biológica de formas de vida neste planeta.

Justificativa: 
Por Que Preservar o Meio Ambiente?
As mudanças que provocamos no meio ambiente, fazem com que o planeta rapidamente se torne impróprio para a vida humana.
Somos vítimas de nossa própria inventividade. Não somos uma espécie rara, porém sem dúvida, somos uma espécie ameaçada.O homem está agredindo de tal modo as regiões selvagens, que em algumas gerações, ela poderá deixar de existir.
Os ambientalistas preocupam-se cada vez mais com o modo pelo qual poluímos a água, devastamos a terra e comprometemos a atmosfera, porém a humanidade ainda está cometendo um outro crime maior contra si mesma: rompendo o Contrato Animal. Este é o contrato em vigor entre nós e os outros animais, fazendo-nos sócios na partilha do planeta.
A base desse contrato é que cada espécie deve limitar o seu crescimento populacional o suficiente para permitir que outras formas de vida coexistam com ela. Os outros animais conseguem honrar seus contratos uns com os outros e nós precisamos aprender come
Todas as formas de vida são interdependentes. Os predadores precisam de presas e as presas precisam de vegetação. A superpopulação acarreta escassez de víveres e cada espécie desenvolveu sua própria forma de controle populacional que evite um crescimento desastroso.Uma forma comum de controle é aquela em que a fêmea para de reproduzir quando tem filhotes demais.
Durante cerca de um milhão de anos nossos antepassados viviam em pequenas tribos de talvez oitenta ou cem indivíduos. Como
eles tinham grande disponibilidade de alimento, e uma grande superfície da Terra para ocupar, superlotação não era um problema.
Em dez mil anos avançamos da Idade da Pedra para a Era Nuclear, carregando conosco nosso legado genético tribal, que era “Se você tem alimento, procrie o quanto quiser”. O resultado é que começamos a pilhar o planeta em um processo que confundíamos como progresso. A fim de progredir apropriadamente, deveríamos ter nos concentrado na qualidade e não na quantidade. A qualidade de vida de alguns pode estar melhor do que nunca, mas para muitos milhões a labuta diária está pior do que naqueles dias da Idade da
Pedra.
Quanto mais rápido os números se elevam, piores tem sido as condições de vida.Além dos danos provocados no meio ambiente,
nossa corrida impetuosa pelo domínio do mundo isolou nossa espécie da verdade básica de que somos animais e parte de uma biosfera interativa. Exploramos inovações empolgantes, sem considerar suas possíveis desvantagens.
A inventividade humana tem sido como uma droga cujos efeitos colaterais deixamos de testar. Algumas partes mais esclarecidas
do mundo, já são assombrados por um terrível pensamento de que um dia poderemos acorda e encontrar o planeta irreversivelmente destruído .
Como deixamos isso acontecer ? Parece que a resposta é que tudo começou quando rompemos o Contrato Animal: tão logo
começamos a subjugar nossos companheiros animais, os problemas tiveram início. Começamos a criar um mundo cada vez mais desigual, povoado de instabilidades básicas que nem mesmo nossa grande inventividade podia controlar. Em dez mil anos prejudicamos o equilíbrio da natureza em proporções tais que agora somente uma mudança radical no comportamento humano poderá
compensar os danos.
A quebra do Contrato Animal tem sido desastrosa de duas maneiras distintas. Em primeiro lugar, rompeu a complexa rede
biológica de formas de vida neste planeta. Ela tem sido abalada e desfigurada de tal forma que agora existem sérios riscos de crise na alimentação, fome, epidemias e um colapso nos ciclos de vegetação. Pode ser que nos transformemos nos maiores construtores de desertos na história do planeta.
Além disso, esse rompimento nos deixou tão longe de nossos companheiros animais que já não raciocinamos de maneira biológica. Já não percebemos que necessitamos de soluções biológicas para muito de nossos problemas: não soluções químicas, matemáticas ou até políticas, mas soluções animais, pois nós mesmos somos animais.
Para entender isso, precisa manter um relacionamento o mais próximo possível com outras espécies. As cláusulas do contrato através do qual compartilhamos o planeta com elas deveriam basear-se no respeito e não na exploração. Precisamos parar de desrespeitar o Contrato Animal e controlar o nosso impulso de dominar todas as outras espécies até que elas desapareçam.
(Do livro “O Contrato Animal” de Desmond Morris, autor de “O Macaco Nu“)

Desenvolvimento:
1. Documentário da emissora BBC de Londres: “Earth- The Power Of The Planet - Rare Earth”, em duas etapas:
*Estudo do texto da legenda
*Sessão de vídeo

2. Pesquisa e produção de textos  informativos com base no seguinte roteiro:
Como a Vida está Organizada no Planeta Terra:
*porque a luz solar é importante para as plantas;
*o que é biosfera;
*quais os dois grandes ambientes da biosfera;
*como são os animais e plantas do ambiente aquático;
* como são os animais e plantas do ambiente terrestre;
*o que é população;
* o que é comunidade;
* o que é ecossistema;
*quais os dois grandes grupos dos ecossistemas da biosfera – dizer os nomes e explicar cada um;
*qual a diferença entre herbívoros e carnívoros;
*como podem ser as relações entre os seres vivos;
*o que é sociedade;
* o que é presa;
* o que é predador;
*o que são parasitas;
*o que é cadeia alimentar e como funciona
*o que são decompositores e qual sua importância na cadeia alimentar.

3. Ações da espécie humana que desequilibram os ambientes da Biosfera:
*Estudo do texto “A vida cercada de ameaças” com produção de painel;
*Estudo da História em Quadrinhos “Bicho Pirigoso” do personagem Chico Bento, com produção de painel.

4. A Extinção:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

5. Causas da extinção de animais:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

6. Causas da extinção de vegetais:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

7. Ações da espécie humana para reverter os efeitos do desequilíbrio da estrutura da vida no Planeta:
*Pesquisa no laboratório de informática com produção de livros em seqüência:
http://www.wwf.org.br/
www.proguaiba.rs.gov.br
www.tamar.org.br/
www.greenpeace.org/brasil/
www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh.htm 
*Jogos no site do Projeto Tamar.

8. Filme Wall-E
*Produção de teatro e livro de opiniões.

9. Discussão e implementação de práticas de manejo sustentável de produtos industrializados, como manejo do lixo, economia de água, energia e materiais de uso diário em sala de aula, tais como folhas, cadernos, canetinhas, entre outros.

Avaliação:
A avaliação se dará com a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos em relação à construção/produção dos conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas, possibilitando o replanejamento das ações sempre que necessário.
Serão considerados como instrumentos de avaliação as atividades planejadas para aula e para casa, bem como tarefas individuais ou coletivas, com ou sem consulta de material.



Projeto Meio Ambiente

Público alvo: 
4ª série do ensino fundamental

“É preciso preservar o meio ambiente porque na terra não habitam apenas os seres humanos. Nela vivem, desde
microorganismos, vírus, bactérias, fungos, até os solos, rochas, as águas, a atmosfera, os vegetais e os animais. E todosd continuar existindo. Mas para que isso aconteça, é necessário que todo esse ecossistema colabore entre si e interaja em paz. Na verdade todos os seres vivem uns pelos outros, com os outros, e para os outros, pois tudo tem a ver com tudo, em todos os momentos, em todos os lugares, e em todas as circunstâncias.” (Leonardo Boff)

Objetivos: 
- Refletir sobre o desenvolvimento da Vida no Planeta Terra, desde a sua formação até a antropocene (nova era geológica, a era
humana);
- Conhecer a estrutura da vida nos diferentes ambientes da biosfera;
- Debater sobre as ações da espécie humana que desequilibram os ambientes, conhecendo o resultado desse desequilíbrio e seus efeitos , que ameaçam a existência da própria espécie;
- Informar-se sobre algumas ações da espécie humana que lutam para conscientizar seus semelhantes e reverter os efeitos do desequilíbrio da estrutura da vida no Planeta;
- Incorporar no seu cotidiano práticas de manejo sustentável de produtos industrializados, como manejo do lixo, economia de água, energia e materiais de uso diário em sala de aula, tais como folhas, cadernos, canetinhas, entre outros, demonstrando assim respeito à complexa rede biológica de formas de vida neste planeta.

Justificativa: 
Por Que Preservar o Meio Ambiente?
As mudanças que provocamos no meio ambiente, fazem com que o planeta rapidamente se torne impróprio para a vida humana.
Somos vítimas de nossa própria inventividade. Não somos uma espécie rara, porém sem dúvida, somos uma espécie ameaçada.O homem está agredindo de tal modo as regiões selvagens, que em algumas gerações, ela poderá deixar de existir.
Os ambientalistas preocupam-se cada vez mais com o modo pelo qual poluímos a água, devastamos a terra e comprometemos a atmosfera, porém a humanidade ainda está cometendo um outro crime maior contra si mesma: rompendo o Contrato Animal. Este é o contrato em vigor entre nós e os outros animais, fazendo-nos sócios na partilha do planeta.
A base desse contrato é que cada espécie deve limitar o seu crescimento populacional o suficiente para permitir que outras formas de vida coexistam com ela. Os outros animais conseguem honrar seus contratos uns com os outros e nós precisamos aprender come
Todas as formas de vida são interdependentes. Os predadores precisam de presas e as presas precisam de vegetação. A superpopulação acarreta escassez de víveres e cada espécie desenvolveu sua própria forma de controle populacional que evite um crescimento desastroso.Uma forma comum de controle é aquela em que a fêmea para de reproduzir quando tem filhotes demais.
Durante cerca de um milhão de anos nossos antepassados viviam em pequenas tribos de talvez oitenta ou cem indivíduos. Como
eles tinham grande disponibilidade de alimento, e uma grande superfície da Terra para ocupar, superlotação não era um problema.
Em dez mil anos avançamos da Idade da Pedra para a Era Nuclear, carregando conosco nosso legado genético tribal, que era “Se você tem alimento, procrie o quanto quiser”. O resultado é que começamos a pilhar o planeta em um processo que confundíamos como progresso. A fim de progredir apropriadamente, deveríamos ter nos concentrado na qualidade e não na quantidade. A qualidade de vida de alguns pode estar melhor do que nunca, mas para muitos milhões a labuta diária está pior do que naqueles dias da Idade da
Pedra.
Quanto mais rápido os números se elevam, piores tem sido as condições de vida.Além dos danos provocados no meio ambiente,
nossa corrida impetuosa pelo domínio do mundo isolou nossa espécie da verdade básica de que somos animais e parte de uma biosfera interativa. Exploramos inovações empolgantes, sem considerar suas possíveis desvantagens.
A inventividade humana tem sido como uma droga cujos efeitos colaterais deixamos de testar. Algumas partes mais esclarecidas
do mundo, já são assombrados por um terrível pensamento de que um dia poderemos acorda e encontrar o planeta irreversivelmente destruído .
Como deixamos isso acontecer ? Parece que a resposta é que tudo começou quando rompemos o Contrato Animal: tão logo
começamos a subjugar nossos companheiros animais, os problemas tiveram início. Começamos a criar um mundo cada vez mais desigual, povoado de instabilidades básicas que nem mesmo nossa grande inventividade podia controlar. Em dez mil anos prejudicamos o equilíbrio da natureza em proporções tais que agora somente uma mudança radical no comportamento humano poderá
compensar os danos.
A quebra do Contrato Animal tem sido desastrosa de duas maneiras distintas. Em primeiro lugar, rompeu a complexa rede
biológica de formas de vida neste planeta. Ela tem sido abalada e desfigurada de tal forma que agora existem sérios riscos de crise na alimentação, fome, epidemias e um colapso nos ciclos de vegetação. Pode ser que nos transformemos nos maiores construtores de desertos na história do planeta.
Além disso, esse rompimento nos deixou tão longe de nossos companheiros animais que já não raciocinamos de maneira biológica. Já não percebemos que necessitamos de soluções biológicas para muito de nossos problemas: não soluções químicas, matemáticas ou até políticas, mas soluções animais, pois nós mesmos somos animais.
Para entender isso, precisa manter um relacionamento o mais próximo possível com outras espécies. As cláusulas do contrato através do qual compartilhamos o planeta com elas deveriam basear-se no respeito e não na exploração. Precisamos parar de desrespeitar o Contrato Animal e controlar o nosso impulso de dominar todas as outras espécies até que elas desapareçam.
(Do livro “O Contrato Animal” de Desmond Morris, autor de “O Macaco Nu“)

Desenvolvimento:
1. Documentário da emissora BBC de Londres: “Earth- The Power Of The Planet - Rare Earth”, em duas etapas:
*Estudo do texto da legenda
*Sessão de vídeo

2. Pesquisa e produção de textos  informativos com base no seguinte roteiro:
Como a Vida está Organizada no Planeta Terra:
*porque a luz solar é importante para as plantas;
*o que é biosfera;
*quais os dois grandes ambientes da biosfera;
*como são os animais e plantas do ambiente aquático;
* como são os animais e plantas do ambiente terrestre;
*o que é população;
* o que é comunidade;
* o que é ecossistema;
*quais os dois grandes grupos dos ecossistemas da biosfera – dizer os nomes e explicar cada um;
*qual a diferença entre herbívoros e carnívoros;
*como podem ser as relações entre os seres vivos;
*o que é sociedade;
* o que é presa;
* o que é predador;
*o que são parasitas;
*o que é cadeia alimentar e como funciona
*o que são decompositores e qual sua importância na cadeia alimentar.

3. Ações da espécie humana que desequilibram os ambientes da Biosfera:
*Estudo do texto “A vida cercada de ameaças” com produção de painel;
*Estudo da História em Quadrinhos “Bicho Pirigoso” do personagem Chico Bento, com produção de painel.

4. A Extinção:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

5. Causas da extinção de animais:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

6. Causas da extinção de vegetais:
*Pesquisa e produção de texto informativo, com produção de painel.

7. Ações da espécie humana para reverter os efeitos do desequilíbrio da estrutura da vida no Planeta:
*Pesquisa no laboratório de informática com produção de livros em seqüência:
http://www.wwf.org.br/
www.proguaiba.rs.gov.br
www.tamar.org.br/
www.greenpeace.org/brasil/
www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh.htm 
*Jogos no site do Projeto Tamar.

8. Filme Wall-E
*Produção de teatro e livro de opiniões.

9. Discussão e implementação de práticas de manejo sustentável de produtos industrializados, como manejo do lixo, economia de água, energia e materiais de uso diário em sala de aula, tais como folhas, cadernos, canetinhas, entre outros.

Avaliação:
A avaliação se dará com a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos em relação à construção/produção dos conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas, possibilitando o replanejamento das ações sempre que necessário.
Serão considerados como instrumentos de avaliação as atividades planejadas para aula e para casa, bem como tarefas individuais ou coletivas, com ou sem consulta de material.



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