Projeto Literatura Infantil PROJETO LITERATURA INFANTIL TEMA: Contos e História JUSTIFICATIVA A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico. OBJETIVO GERAL - Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura; • Desenvolver a linguagem oral e escrita; • Confrontar realidade e fantasia; • Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando; • Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens; • Ampliar o vocabulário. ÁREA DE CONHECIMENTOS - LÍNGUA PORTUGUESA Vocabulário, Nome próprio, letras. - MATEMÁTICA Formato, cores, quantidade e textura. - CIÊNCIAS NATURAIS Animais e higiene. - ARTES Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização. - MÚSICA E MOVIMENTO Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas. DESENVOLVIMENTO ●Rodinha para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos prévios; ●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história; ●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente; ●Lista de personagens; ●Trabalhar linguagem oral e escrita; ●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos; ATIVIDADES PREVISTAS ●Conversa informal sobre histórias que gostam; ●Cuidado com os livros; ●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro; ●Ler a história; ●Debate sobre a história; ●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens; ●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias; ●Desenho livre; ●Modelagem dos personagens. ●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura); ●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros. RECURSOS ●Livros; ●Diferentes tipos de papel; ●Cola branca e colorida; ●Lápis de cor, giz de cera; ●Tesoura; ●Massa de modelar; ●Aparelho de DVD e CD; ●Revistas; ●Fantoches e cenários de diversos tipos; ●Tinta guache; ●CD’S AVALIAÇÃO Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos. CULMINÂNCIA Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos. SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS - O LOBO E OS CABRITINHOS; - UMA BABÁ PARA OS URSINHOS; - O PATINHO FEIO - PINÓQUIO - O GATO DE BOTAS; - CHAPEUZINHO VERMELHO - OS TRÊS PORQUINHOS - MOGLI - JOÃO E MARIA - A GALINHA RUIVA - CHAPEUZINHO AMARELO - JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO - MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA - BOM DIA TODAS AS CORES REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. MACHADO, Ana M.Como e por que ler os ClássicosUniversais desde cedo.Rio deJaneiro: Editora Objetiva. 2002

Projeto Literatura Infantil

PROJETO LITERATURA INFANTIL

TEMA: Contos e História

JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de
outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a

compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de
leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o
repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL
- Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando
vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes,

letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de
personagens;
• Ampliar o vocabulário.

ÁREA DE CONHECIMENTOS
- LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.

- MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.

- CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.

- ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.

- MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras
dirigidas.

DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos
prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;

ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos
alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de
histórias, entre outros.

RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Aparelho de DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e cenários de diversos tipos;
●Tinta guache;
●CD’S

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos
alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
- O LOBO E OS CABRITINHOS;
- UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
- O PATINHO FEIO
- PINÓQUIO
- O GATO DE BOTAS;
- CHAPEUZINHO VERMELHO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- MOGLI
- JOÃO E MARIA
- A GALINHA RUIVA
- CHAPEUZINHO AMARELO
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
- MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
- BOM DIA TODAS AS CORES

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M.Como e por que ler os ClássicosUniversais desde cedo.Rio deJaneiro:
Editora Objetiva. 2002




Projeto Literatura Infantil

PROJETO LITERATURA INFANTIL

TEMA: Contos e História

JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de
outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a

compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de
leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o
repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL
- Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando
vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes,

letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de
personagens;
• Ampliar o vocabulário.

ÁREA DE CONHECIMENTOS
- LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.

- MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.

- CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.

- ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.

- MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras
dirigidas.

DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos
prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;

ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos
alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de
histórias, entre outros.

RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Aparelho de DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e cenários de diversos tipos;
●Tinta guache;
●CD’S

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos
alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
- O LOBO E OS CABRITINHOS;
- UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
- O PATINHO FEIO
- PINÓQUIO
- O GATO DE BOTAS;
- CHAPEUZINHO VERMELHO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- MOGLI
- JOÃO E MARIA
- A GALINHA RUIVA
- CHAPEUZINHO AMARELO
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
- MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
- BOM DIA TODAS AS CORES

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M.Como e por que ler os ClássicosUniversais desde cedo.Rio deJaneiro:
Editora Objetiva. 2002





Nenhum comentário:

Postar um comentário