Projeto identidade: Quem sou eu?


Projeto identidade
Quem sou eu?


I – A Questão da Identidade no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Considera-se como objetivos da educação de crianças de 0 a 6 anos, entre outros:

● ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada
vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
● adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
● identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais,
respeitando as outras crianças e adultos exigindo reciprocidade.

Auto-estima
A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo.
É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome.

II- O que Forma a Identidade de uma Criança.
Vamos trabalhar com alguns eixos que consideramos significativos e apropriados para o trabalho com crianças de 6 a 8 anos e que contribuem para a formação de sua
Identidade:
● Nome
● Auto-estima
● Imagem
● Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
● Respeito à diversidade.

III – Justificativa
Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer
o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem quetambém atuam no mundo em que vivem.
Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do
outro, das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade.

IV – Objetivo Geral
Criar situações contextualizadas que favoreçam a construção da identidade das
crianças, como parte do processo de formação pessoal e social.

V – Objetivos Específicos:
● conhecer a história de seu nome e seu significado;
● Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
● conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos
● identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que
vive;
● desenvolver a imaginação e a criatividade.

VI – Estratégias
● Roda de conversa
● Dinâmica do Tesouro
● Conversas com os pais e familiares (nas atividades de casa)
● Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
● Brincadeiras – músicas e jogos
● Álbum da vida

VII - Culminância
● Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida.




Projeto identidade
Quem sou eu?


I – A Questão da Identidade no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Considera-se como objetivos da educação de crianças de 0 a 6 anos, entre outros:

● ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada
vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
● adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
● identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais,
respeitando as outras crianças e adultos exigindo reciprocidade.

Auto-estima
A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo.
É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome.

II- O que Forma a Identidade de uma Criança.
Vamos trabalhar com alguns eixos que consideramos significativos e apropriados para o trabalho com crianças de 6 a 8 anos e que contribuem para a formação de sua
Identidade:
● Nome
● Auto-estima
● Imagem
● Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
● Respeito à diversidade.

III – Justificativa
Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer
o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem quetambém atuam no mundo em que vivem.
Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do
outro, das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade.

IV – Objetivo Geral
Criar situações contextualizadas que favoreçam a construção da identidade das
crianças, como parte do processo de formação pessoal e social.

V – Objetivos Específicos:
● conhecer a história de seu nome e seu significado;
● Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
● conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos
● identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que
vive;
● desenvolver a imaginação e a criatividade.

VI – Estratégias
● Roda de conversa
● Dinâmica do Tesouro
● Conversas com os pais e familiares (nas atividades de casa)
● Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
● Brincadeiras – músicas e jogos
● Álbum da vida

VII - Culminância
● Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida.




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