De repente nos deparamos refletindo sobre nossos pensamentos,
sentimentos, julgamentos, decisões, o como chegamos em tal conclusão,
que lógica foi utilizada para resolver tal problema...
A metacognição é justamente este processo que muitas vezes realizamos sem perceber. É a nossa capacidade de refletir sobre nossos pensamentos e conhecimentos... Contudo, não se trata apenas de reflexão, mas sim de muito mais, de todo um processo que leva o indivíduo a verdadeira aprendizagem, que o torna capaz de relacionar aquilo que está aprendendo com os mais diversos contextos da vida.
Dentro do contexto educativo, quando o professor solicita ao aluno que explique a lógica utilizada para resolver tal atividade, permite ao aluno ultrapassar o universo cognitivo e chegar ao processo metacognitivo.
Este tipo de introspecção é crucial para a tomada de boas decisões, pois é um exercício que nos permite refletir sobre a própria aprendizagem.
Estratégias metacognitivas deveriam ser desenvolvidas desde o início da educação formal do estudante, procurando dar mais ênfase ao como o aluno fez para resolver determinada situação e não somente ao resultado final.
A metacognição é justamente este processo que muitas vezes realizamos sem perceber. É a nossa capacidade de refletir sobre nossos pensamentos e conhecimentos... Contudo, não se trata apenas de reflexão, mas sim de muito mais, de todo um processo que leva o indivíduo a verdadeira aprendizagem, que o torna capaz de relacionar aquilo que está aprendendo com os mais diversos contextos da vida.
Dentro do contexto educativo, quando o professor solicita ao aluno que explique a lógica utilizada para resolver tal atividade, permite ao aluno ultrapassar o universo cognitivo e chegar ao processo metacognitivo.
Este tipo de introspecção é crucial para a tomada de boas decisões, pois é um exercício que nos permite refletir sobre a própria aprendizagem.
Estratégias metacognitivas deveriam ser desenvolvidas desde o início da educação formal do estudante, procurando dar mais ênfase ao como o aluno fez para resolver determinada situação e não somente ao resultado final.
De repente nos deparamos refletindo sobre nossos pensamentos,
sentimentos, julgamentos, decisões, o como chegamos em tal conclusão,
que lógica foi utilizada para resolver tal problema...
A metacognição é justamente este processo que muitas vezes realizamos sem perceber. É a nossa capacidade de refletir sobre nossos pensamentos e conhecimentos... Contudo, não se trata apenas de reflexão, mas sim de muito mais, de todo um processo que leva o indivíduo a verdadeira aprendizagem, que o torna capaz de relacionar aquilo que está aprendendo com os mais diversos contextos da vida.
Dentro do contexto educativo, quando o professor solicita ao aluno que explique a lógica utilizada para resolver tal atividade, permite ao aluno ultrapassar o universo cognitivo e chegar ao processo metacognitivo.
Este tipo de introspecção é crucial para a tomada de boas decisões, pois é um exercício que nos permite refletir sobre a própria aprendizagem.
Estratégias metacognitivas deveriam ser desenvolvidas desde o início da educação formal do estudante, procurando dar mais ênfase ao como o aluno fez para resolver determinada situação e não somente ao resultado final.
A metacognição é justamente este processo que muitas vezes realizamos sem perceber. É a nossa capacidade de refletir sobre nossos pensamentos e conhecimentos... Contudo, não se trata apenas de reflexão, mas sim de muito mais, de todo um processo que leva o indivíduo a verdadeira aprendizagem, que o torna capaz de relacionar aquilo que está aprendendo com os mais diversos contextos da vida.
Dentro do contexto educativo, quando o professor solicita ao aluno que explique a lógica utilizada para resolver tal atividade, permite ao aluno ultrapassar o universo cognitivo e chegar ao processo metacognitivo.
Este tipo de introspecção é crucial para a tomada de boas decisões, pois é um exercício que nos permite refletir sobre a própria aprendizagem.
Estratégias metacognitivas deveriam ser desenvolvidas desde o início da educação formal do estudante, procurando dar mais ênfase ao como o aluno fez para resolver determinada situação e não somente ao resultado final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário