BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Confira os destaques da Base nesse segmento
Assim como a BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental − Anos
Iniciais e Finais deve ser implementada nas escolas de todo o Brasil
até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as mudanças já começam a
aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das
instituições e na rotina escolar como um todo.
Por isso é fundamental compreender como a Base se faz presente no dia a
dia das escolas e em cada segmento da educação básica. Neste post, vamos
te explicar a abordagem pedagógica e os principais destaques da BNCC
Ensino Fundamental − Anos Iniciais (1º ao 5º ano).
Qual a abordagem pedagógica da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais?
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental −
Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o
trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações
lúdicas de aprendizagem.
Segundo o documento da BNCC:
Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
(BNCC)
Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da
criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua
identidade − a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais propõe o estímulo
ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de
perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo. Ou
seja:
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
(BNCC)
Além disso, essa proposta pedagógica deve assegurar, ainda, um percurso
contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do
Ensino Fundamental.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais, vamos ver seus destaques?
O que a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz de novidade?
A BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla a primeira etapa do
segmento, bem como estudantes e professores do 1º ao 5º ano, enquanto os
Anos Finais contemplam alunos e professores do 6º ao 9º ano.
Por fazerem parte de uma mesma Base, a BNCC da Educação Básica, a BNCC
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais possuem vários pontos
em comum para garantir o percurso de aprendizagem contínuo, como a
divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades
temáticas.
A seguir destacamos alguns destes pontos para você. Vamos conferir?
● Áreas do Conhecimento
A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se
dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a
comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras
disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são:
1) Linguagens;
2) Matemática;
3) Ciências da Natureza
4) Ciências Humanas.
Sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo
das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo
de todo o Ensino Fundamental.
De acordo com a BNCC, “as
competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as
áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a
articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental –
Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das
experiências dos alunos, considerando suas especificidades.”
Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel
fundamental na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental. Isso
aparece nos textos de apresentação das áreas na BNCC. Além de mostrar
tal papel, o documento dá destaque às particularidades do segmento,
levando em consideração as especificidades e as demandas pedagógicas de
cada etapa educacional.
● Componentes curriculares
O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de
componentes curriculares. Mas como assim? As disciplinas não deixaram de
existir, o que mudou foi: a BNCC não chama mais Língua Portuguesa, por
exemplo, de disciplina ou matéria. A Base a compreende como um
componente curricular da área de conhecimento de Linguagens.
Você já sabe em qual área cada componente curricular está presente na
BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais? Confira a lista
que preparamos para você!
- Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
- Matemática
Componente curricular: Matemática.
- Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
- Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
- Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas
de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto
da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos
de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam
em unidades temáticas.
● Alfabetização
Outro aspecto que muda com a BNCC Ensino Fundamental − Anos iniciais é a
alfabetização. A partir da implementação da Base, toda criança deverá
estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era
até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC).
Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação
pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos
tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas
no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:
- Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
- Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
- Conhecer o alfabeto;
- Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
- Saber decodificar palavras e textos escritos;
- Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
- Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Então, se a alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, o aluno
já deve sair dessa etapa escrevendo tudo corretamente? Não! No final
desse período ele deve desenvolver as competências e habilidades que te
mostramos acima.
Ao longo dos próximos anos processo de alfabetização será complementado
com foco na ortografia, que ampliará os conhecimentos e as habilidades
linguísticas do estudante.
● Unidades Temáticas
Com a implementação da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos
Finais, a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula
ganhou novo foco. A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste
na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma
unidade.
Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes
curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por exemplo, a
unidade temática “Matéria e Energia” de Ciências aparece do 1º ao 9º
ano, o que muda são os objetos de conhecimento e as habilidades exigidas
para cada etapa. Segundo a BNCC:
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades […]. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
(BNCC)
Portanto, a partir dessas unidades, o conteúdo trabalhado em um ano pode
ser retomado e ampliado nos anos seguintes, permitindo que o professor
trabalhe novas habilidades em sala de aula.
Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o
componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está
estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas
de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise
linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e
habilidades.
Conclusão
É imprescindível estar atento às transições entre as etapas da educação
básica, para que o aluno tenha um percurso contínuo de aprendizagem que
respeite as especificidades de sua faixa etária.
Dessa forma, quando não há rupturas nesta transição, uma vez que existe
respeito às necessidades de cada estudante e à sua idade. No “passar de
bastão” da Educação Infantil ao Ensino Fundamental − Anos Iniciais é
fundamental dar atenção a ampliação das aprendizagens, ao aprofundamento
das experiências e da alfabetização − que deve acontecer no 1º e 2º
anos desta etapa.
Já na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais é importante
preparar o aluno para as mudanças que estão por vir ou que já estão
acontecendo durante o 5º e 6º ano, como a mudança do professor
generalista para o professor especialista. Além disso, é preciso adaptar
os currículos para evitar a ruptura nesse processo, garantido ao aluno −
como afirma a própria BNCC − maiores condições de sucesso.
BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Confira os destaques da Base nesse segmento
Assim como a BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental − Anos
Iniciais e Finais deve ser implementada nas escolas de todo o Brasil
até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as mudanças já começam a
aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das
instituições e na rotina escolar como um todo.
Por isso é fundamental compreender como a Base se faz presente no dia a
dia das escolas e em cada segmento da educação básica. Neste post, vamos
te explicar a abordagem pedagógica e os principais destaques da BNCC
Ensino Fundamental − Anos Iniciais (1º ao 5º ano).
Qual a abordagem pedagógica da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais?
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental −
Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o
trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações
lúdicas de aprendizagem.
Segundo o documento da BNCC:
Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
(BNCC)
Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da
criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua
identidade − a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais propõe o estímulo
ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de
perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo. Ou
seja:
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
(BNCC)
Além disso, essa proposta pedagógica deve assegurar, ainda, um percurso
contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do
Ensino Fundamental.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais, vamos ver seus destaques?
O que a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz de novidade?
A BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla a primeira etapa do
segmento, bem como estudantes e professores do 1º ao 5º ano, enquanto os
Anos Finais contemplam alunos e professores do 6º ao 9º ano.
Por fazerem parte de uma mesma Base, a BNCC da Educação Básica, a BNCC
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais possuem vários pontos
em comum para garantir o percurso de aprendizagem contínuo, como a
divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades
temáticas.
A seguir destacamos alguns destes pontos para você. Vamos conferir?
● Áreas do Conhecimento
A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se
dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a
comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras
disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são:
1) Linguagens;
2) Matemática;
3) Ciências da Natureza
4) Ciências Humanas.
Sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo
das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo
de todo o Ensino Fundamental.
De acordo com a BNCC, “as
competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as
áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a
articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental –
Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das
experiências dos alunos, considerando suas especificidades.”
Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel
fundamental na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental. Isso
aparece nos textos de apresentação das áreas na BNCC. Além de mostrar
tal papel, o documento dá destaque às particularidades do segmento,
levando em consideração as especificidades e as demandas pedagógicas de
cada etapa educacional.
● Componentes curriculares
O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de
componentes curriculares. Mas como assim? As disciplinas não deixaram de
existir, o que mudou foi: a BNCC não chama mais Língua Portuguesa, por
exemplo, de disciplina ou matéria. A Base a compreende como um
componente curricular da área de conhecimento de Linguagens.
Você já sabe em qual área cada componente curricular está presente na
BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais? Confira a lista
que preparamos para você!
- Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
- Matemática
Componente curricular: Matemática.
- Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
- Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
- Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas
de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto
da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos
de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam
em unidades temáticas.
● Alfabetização
Outro aspecto que muda com a BNCC Ensino Fundamental − Anos iniciais é a
alfabetização. A partir da implementação da Base, toda criança deverá
estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era
até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC).
Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação
pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos
tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas
no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:
- Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
- Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
- Conhecer o alfabeto;
- Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
- Saber decodificar palavras e textos escritos;
- Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
- Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Então, se a alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, o aluno
já deve sair dessa etapa escrevendo tudo corretamente? Não! No final
desse período ele deve desenvolver as competências e habilidades que te
mostramos acima.
Ao longo dos próximos anos processo de alfabetização será complementado
com foco na ortografia, que ampliará os conhecimentos e as habilidades
linguísticas do estudante.
● Unidades Temáticas
Com a implementação da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos
Finais, a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula
ganhou novo foco. A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste
na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma
unidade.
Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes
curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por exemplo, a
unidade temática “Matéria e Energia” de Ciências aparece do 1º ao 9º
ano, o que muda são os objetos de conhecimento e as habilidades exigidas
para cada etapa. Segundo a BNCC:
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades […]. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
(BNCC)
Portanto, a partir dessas unidades, o conteúdo trabalhado em um ano pode
ser retomado e ampliado nos anos seguintes, permitindo que o professor
trabalhe novas habilidades em sala de aula.
Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o
componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está
estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas
de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise
linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e
habilidades.
Conclusão
É imprescindível estar atento às transições entre as etapas da educação
básica, para que o aluno tenha um percurso contínuo de aprendizagem que
respeite as especificidades de sua faixa etária.
Dessa forma, quando não há rupturas nesta transição, uma vez que existe
respeito às necessidades de cada estudante e à sua idade. No “passar de
bastão” da Educação Infantil ao Ensino Fundamental − Anos Iniciais é
fundamental dar atenção a ampliação das aprendizagens, ao aprofundamento
das experiências e da alfabetização − que deve acontecer no 1º e 2º
anos desta etapa.
Já na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais é importante
preparar o aluno para as mudanças que estão por vir ou que já estão
acontecendo durante o 5º e 6º ano, como a mudança do professor
generalista para o professor especialista. Além disso, é preciso adaptar
os currículos para evitar a ruptura nesse processo, garantido ao aluno −
como afirma a própria BNCC − maiores condições de sucesso.
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