Ajude os pequenos a se reconhecerem desde cedo
Objetivos:
★ Conhecer a própria história e se reconhecer como parte integrante da sociedade.
★ Trabalhar a identidade.
★ Conhecer a história de nome, corpo e preferências.
★ Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão corporal, a coordenação motora e a percepção auditiva.
Faixa etária: a partir de 4 anos.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas físicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. Saber identificar gostos, reconhecer limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde o nascimento até o final da vida de cada ser humano. Porém, toda essa construção não se faz sozinha, ela é influenciada pela sociedade, família, cultura - e a escola tem um papel essencial nesse contexto.
A fase de desenvolvimento, na Educação Infantil, é de suma importância
para que a criança conheça a sua história e se reconheça como ser
integrante de uma sociedade. Para isso, é importante que ela conheça a
história do seu nome, seu corpo, suas preferências.
Desenvolvimento:
1. O projeto tem início com os alunos registrando e escrevendo o próprio nome.
2. Em casa será realizada a pesquisa sobre a história do nome. Essa
parte é realizada com a ajuda dos pais: cada família irá registrar como
foi a escolha do nome da criança, além de colocar o seu significado
quando souber. A apresentação é feita em roda de conversa na sala de
aula.
3. A professora trabalha com as crianças, se possível, músicas que tenham os nomes deles.
4. Confeccionam-se crachás com os nomes dos alunos. Os crachás são
feitos com cartolina. De um lado, cada aluno registra seu próprio nome, e
do outro, a professora digita o primeiro nome do aluno. Cada aluno
enfeita seu crachá da maneira que quiser, desenhando, colando adesivos
etc.
5. A professora trabalha com os alunos atividades de percepção e
observação do corpo. Em um primeiro momento, em frente ao espelho, é
solicitado que o aluno observe as partes de seu corpo. Em um segundo
momento, são cantadas músicas que sugerem às crianças encontrarem as
partes do corpo que são mencionadas.
6. Parte-se, então, para a pintura do autorretrato. Novamente o aluno se
observa no espelho e em fotos, e depois, faz o desenho de sua imagem e
de como se vê. Mais tarde, os alunos se reúnem, em roda, e contam para
os amigos sobre seus desenhos.
7. Os alunos trabalham técnicas artísticas para representar suas
preferências. Nessa etapa, eles trabalham com pinturas livres e recortes
de revistas de algumas situações - ou objetos de que gostem: cor,
brinquedos, alimentação etc.
Boneco-amigo
Na fase de sensibilização, no início do ano, os alunos constroem um boneco, que ganhará nome e roupa.
1. Primeiro é feito um molde no papel kraft utilizando um aluno como referência.
2. Na sequência, a professora faz o boneco em 3D utilizando TNT e jornal para recheio.
3. Depois, é feita uma eleição para escolha do nome e sexo do boneco -
que recebe roupas. Olhos e boca são pintados, com canetinha, em um
papel, que depois é colado no boneco. O nariz é uma tampinha de garrafa e
os cabelos são feitos de lã.
Após feito o boneco, as crianças o levarão durante o ano para suas
casas, os alunos vestem o boneco com suas próprias roupas, conforme ele
visita a casa de cada um deles, no fim de semana e, quando permanece na
escola, veste-se como todos, com o uniforme do Colégio. Além disso, o
boneco terá um livro de registro com uma pequena descrição, feita pelos
pais - com a ajuda do aluno - sobre como foi o dia na casa dele. No
retorno para a escola, a professora, em roda, lerá para a turma como foi
o fim de semana do boneco.
Dica esperta! O
professor também pode pedir para que os alunos complementem um rosto em uma
folha de papel, dando ênfase a uma expressão facial.
|
CORPO HUMANO E CINCO SENTIDOS
Objetivos:
★ Identificar todas as partes do corpo.
★ Experimentar diversas formas de representar o corpo humano.
★ Ampliar a capacidade de criação por meio da manipulação de diferentes materiais.
Faixa etária: 4 anos.
Primeiro momento
Objetivos:
★ Conhecer melhor a si mesmo.
★ Perceber as diferenças entre meninos e meninas.
★ Trabalhar as sensações e sentidos.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
1. Inicie o trabalho conversando com o alunos sobre as diferenças entre
os indivíduos, como cor de olhos, cabelo etc. Faça com que observem, com
um espelho, a cor de seus olhos e cabelos e a diferença em relação aos
amigos.
2. Monte no chão um rosto, completando-o com os olhos, boca, etc e faça o
mesmo na folha com a colagem das partes do rosto com recorte de
revista.
Segundo momento
Decore um espelho, com papelão em sua volta e cole pedaços de papel
picado. Em seguida, peça às crianças que representem sua imagem com
canetinha de retroprojetor.
Terceiro momento
Peça para que as crianças escolham um rosto de revista e complementem com o tronco e vice-versa.
Quarto momento
Trabalhe os cinco sentidos das crianças:
1. Para trabalhar a percepção gustativa, dê às crianças vários alimentos
para serem degustados como: chocolate, bolacha, sal, açúcar e bala de
goma. Com uma venda nos olhos, elas deverão dizer se o que comeram é
doce ou salgado.
2. Para ativar a percepção olfativa, leve diversos materiais e faça as
crianças descobrirem o que é. Por exemplo, café, canela, manga e
perfume.
3. Trabalhe as expressões faciais, como raiva, alegria, tristeza etc.
Cada criança deve dramatizar uma expressão e os demais devem descobrir
que sentimento estava expressando e imitá-lo.
4. Conte uma história que fala dos sons que podemos fazer com o corpo, e
depois, peça para cada um demonstrar um som que se pode fazer com o
corpo.
Quinto momento
Para finalizar o projeto, cada criança deve criar sua figura humana com
sucata diversa e depois, em grupo, montar um boneco grande também com
sucata. A professora deve expor diversos materiais para que as próprias
crianças pensem em como montar o boneco. Na atividade, pode ser usada
caixa de papelão para o tronco, lata de leite para as pernas e rolo de
papel toalha para os braços. A cabeça com uma bola de jornal.
DESCOBRINDO-ME
Objetivos:
★ Conhecer melhor a si mesmo.
★ Perceber as diferenças entre meninos e meninas.
★ Trabalhar as sensações e sentidos.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
1. Os alunos desenham os amiguinhos no papel Kraft. Essa atividade é
importante para que eles percebam a diferença entre meninos e meninas e
os diferentes tamanhos.
2. Leve os alunos para um laboratório.
3. Para facilitar a compreensão desse tema tão complexo, produzir em papel, um esqueleto dos órgãos humanos.
4. Em seguida, as crianças fazem pesquisas para aprender para que serve
cada parte do corpo humano: ossos, sangue, pulmão, coração, estômago,
intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas, sistema
reprodutor feminino e masculino e, por fim, o cérebro.
5. Para ajudar, pode-se convidar um médico, para explicar melhor as diferenças entre o órgão reprodutor masculino e feminino.
6. Os alunos realizam uma pesquisa com a família, sobre os alimentos que
fazem bem para o corpo humano e, então, foi montada uma Pirâmide
Alimentar mostrando, de forma clara e objetiva, quais alimentos devem
ser mais ou menos ingeridos.
7. Para trabalhar os cinco sentidos,desenvolver a "Caixa de Sensações".
Cada dia será colocado um material diferente para que as crianças
utilizassem um dos sentidos para descobrir qual o objeto.
Você sabia?
A criança autista, às vezes, não consegue perceber que a imagem
refletida no espelho é dela - e nem que é uma pessoa separada da mãe.
Por volta dos 10, 11 meses, a criança percebe que é dela a imagem no espelho.
Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
Ajude os pequenos a se reconhecerem desde cedo
Objetivos:
★ Conhecer a própria história e se reconhecer como parte integrante da sociedade.
★ Trabalhar a identidade.
★ Conhecer a história de nome, corpo e preferências.
★ Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão corporal, a coordenação motora e a percepção auditiva.
Faixa etária: a partir de 4 anos.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas físicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. Saber identificar gostos, reconhecer limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde o nascimento até o final da vida de cada ser humano. Porém, toda essa construção não se faz sozinha, ela é influenciada pela sociedade, família, cultura - e a escola tem um papel essencial nesse contexto.
A fase de desenvolvimento, na Educação Infantil, é de suma importância
para que a criança conheça a sua história e se reconheça como ser
integrante de uma sociedade. Para isso, é importante que ela conheça a
história do seu nome, seu corpo, suas preferências.
Desenvolvimento:
1. O projeto tem início com os alunos registrando e escrevendo o próprio nome.
2. Em casa será realizada a pesquisa sobre a história do nome. Essa
parte é realizada com a ajuda dos pais: cada família irá registrar como
foi a escolha do nome da criança, além de colocar o seu significado
quando souber. A apresentação é feita em roda de conversa na sala de
aula.
3. A professora trabalha com as crianças, se possível, músicas que tenham os nomes deles.
4. Confeccionam-se crachás com os nomes dos alunos. Os crachás são
feitos com cartolina. De um lado, cada aluno registra seu próprio nome, e
do outro, a professora digita o primeiro nome do aluno. Cada aluno
enfeita seu crachá da maneira que quiser, desenhando, colando adesivos
etc.
5. A professora trabalha com os alunos atividades de percepção e
observação do corpo. Em um primeiro momento, em frente ao espelho, é
solicitado que o aluno observe as partes de seu corpo. Em um segundo
momento, são cantadas músicas que sugerem às crianças encontrarem as
partes do corpo que são mencionadas.
6. Parte-se, então, para a pintura do autorretrato. Novamente o aluno se
observa no espelho e em fotos, e depois, faz o desenho de sua imagem e
de como se vê. Mais tarde, os alunos se reúnem, em roda, e contam para
os amigos sobre seus desenhos.
7. Os alunos trabalham técnicas artísticas para representar suas
preferências. Nessa etapa, eles trabalham com pinturas livres e recortes
de revistas de algumas situações - ou objetos de que gostem: cor,
brinquedos, alimentação etc.
Boneco-amigo
Na fase de sensibilização, no início do ano, os alunos constroem um boneco, que ganhará nome e roupa.
1. Primeiro é feito um molde no papel kraft utilizando um aluno como referência.
2. Na sequência, a professora faz o boneco em 3D utilizando TNT e jornal para recheio.
3. Depois, é feita uma eleição para escolha do nome e sexo do boneco -
que recebe roupas. Olhos e boca são pintados, com canetinha, em um
papel, que depois é colado no boneco. O nariz é uma tampinha de garrafa e
os cabelos são feitos de lã.
Após feito o boneco, as crianças o levarão durante o ano para suas
casas, os alunos vestem o boneco com suas próprias roupas, conforme ele
visita a casa de cada um deles, no fim de semana e, quando permanece na
escola, veste-se como todos, com o uniforme do Colégio. Além disso, o
boneco terá um livro de registro com uma pequena descrição, feita pelos
pais - com a ajuda do aluno - sobre como foi o dia na casa dele. No
retorno para a escola, a professora, em roda, lerá para a turma como foi
o fim de semana do boneco.
Dica esperta! O
professor também pode pedir para que os alunos complementem um rosto em uma
folha de papel, dando ênfase a uma expressão facial.
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CORPO HUMANO E CINCO SENTIDOS
Objetivos:
★ Identificar todas as partes do corpo.
★ Experimentar diversas formas de representar o corpo humano.
★ Ampliar a capacidade de criação por meio da manipulação de diferentes materiais.
Faixa etária: 4 anos.
Primeiro momento
Objetivos:
★ Conhecer melhor a si mesmo.
★ Perceber as diferenças entre meninos e meninas.
★ Trabalhar as sensações e sentidos.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
1. Inicie o trabalho conversando com o alunos sobre as diferenças entre
os indivíduos, como cor de olhos, cabelo etc. Faça com que observem, com
um espelho, a cor de seus olhos e cabelos e a diferença em relação aos
amigos.
2. Monte no chão um rosto, completando-o com os olhos, boca, etc e faça o
mesmo na folha com a colagem das partes do rosto com recorte de
revista.
Segundo momento
Decore um espelho, com papelão em sua volta e cole pedaços de papel
picado. Em seguida, peça às crianças que representem sua imagem com
canetinha de retroprojetor.
Terceiro momento
Peça para que as crianças escolham um rosto de revista e complementem com o tronco e vice-versa.
Quarto momento
Trabalhe os cinco sentidos das crianças:
1. Para trabalhar a percepção gustativa, dê às crianças vários alimentos
para serem degustados como: chocolate, bolacha, sal, açúcar e bala de
goma. Com uma venda nos olhos, elas deverão dizer se o que comeram é
doce ou salgado.
2. Para ativar a percepção olfativa, leve diversos materiais e faça as
crianças descobrirem o que é. Por exemplo, café, canela, manga e
perfume.
3. Trabalhe as expressões faciais, como raiva, alegria, tristeza etc.
Cada criança deve dramatizar uma expressão e os demais devem descobrir
que sentimento estava expressando e imitá-lo.
4. Conte uma história que fala dos sons que podemos fazer com o corpo, e
depois, peça para cada um demonstrar um som que se pode fazer com o
corpo.
Quinto momento
Para finalizar o projeto, cada criança deve criar sua figura humana com
sucata diversa e depois, em grupo, montar um boneco grande também com
sucata. A professora deve expor diversos materiais para que as próprias
crianças pensem em como montar o boneco. Na atividade, pode ser usada
caixa de papelão para o tronco, lata de leite para as pernas e rolo de
papel toalha para os braços. A cabeça com uma bola de jornal.
DESCOBRINDO-ME
Objetivos:
★ Conhecer melhor a si mesmo.
★ Perceber as diferenças entre meninos e meninas.
★ Trabalhar as sensações e sentidos.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
1. Os alunos desenham os amiguinhos no papel Kraft. Essa atividade é
importante para que eles percebam a diferença entre meninos e meninas e
os diferentes tamanhos.
2. Leve os alunos para um laboratório.
3. Para facilitar a compreensão desse tema tão complexo, produzir em papel, um esqueleto dos órgãos humanos.
4. Em seguida, as crianças fazem pesquisas para aprender para que serve
cada parte do corpo humano: ossos, sangue, pulmão, coração, estômago,
intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas, sistema
reprodutor feminino e masculino e, por fim, o cérebro.
5. Para ajudar, pode-se convidar um médico, para explicar melhor as diferenças entre o órgão reprodutor masculino e feminino.
6. Os alunos realizam uma pesquisa com a família, sobre os alimentos que
fazem bem para o corpo humano e, então, foi montada uma Pirâmide
Alimentar mostrando, de forma clara e objetiva, quais alimentos devem
ser mais ou menos ingeridos.
7. Para trabalhar os cinco sentidos,desenvolver a "Caixa de Sensações".
Cada dia será colocado um material diferente para que as crianças
utilizassem um dos sentidos para descobrir qual o objeto.
Você sabia?
A criança autista, às vezes, não consegue perceber que a imagem
refletida no espelho é dela - e nem que é uma pessoa separada da mãe.
Por volta dos 10, 11 meses, a criança percebe que é dela a imagem no espelho.
Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
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