Tema da Aula: Consciência Negra
Ementa: Proposta de Aula Interdisciplinar Utilizando Recursos Midiáticos
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Consciência
Negra II. O aluno irá conhecer e refletir sobre a história dos povos
africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor a origem do povo
brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03,
numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino
de história da África e da cultura afro-brasileira de acordo com PCNs,
fazer parte do currículo da escola e na formação da nossa cultura,
nomes, comidas, bebidas, danças, ritmos, instrumentos musicais.
O
objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a
Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político para a cultura
afro-descendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo
e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da sociedade em que vivemos.
1.
Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da
Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de
intensa atividade do movimento negro no Brasil;
2.
Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que
ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas
raízes históricas.
3. Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de acordo com o projeto pedagógico que é executado;
4.
Estimular os alunos à construção de questionário para entrevistar e
pesquisar sobre comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes :
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, com os alunos (as):
Os
alunos precisarão conhecer ou re-conhecer através de leituras e
explicações sobre a Abolição da Escravatura, a História da África, os
passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para o Brasil, em que
circunstâncias.
Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão? O que foi o movimento Abolicionista?
Como aconteceram as leis Abolicionistas?.
O que significa ser brasileiro (a)?
Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de forma preconceituosa?
Qual a nossa relação com outras culturas?
Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
Leituras de textos, músicas em CD(sobre a África)
Formar grupos de dança a caráter para apresentação na turma,
Filmes
em DVD: Sugestão do professor- Mauá- O Imperador e o Rei e Kiriku e a
Feiticeira (na TV Escola e assistido pelo colaborador (a) do ambiente.
Interdisciplinaridade:
-Língua Portuguesa: Leituras de textos, produção de textos,
-Matemática: Percentual de escravos no Brasil, Sociologia- Estrutura da sociedade/ desigualdade social,
-Geografia: Características da formação do Brasil antes e hoje, questões sociais e econômicas.
-Artes: Construir cartazes com figuras e desenhos de africanos e afro-descendentes, e afro-brasileiros, ornamentação da sala.
Objetivos:
•
Reconhecer e discutir a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino
da história e cultura da África, e o que ela muda no contexto
sócio-político na sociedade atual.
• Fazer um trabalho de conscientização a partir da história e comemoração do dia Nacional da Consciência Negra.
•
Perceber que a garantia da comemoração, resulta da intensa luta do
movimento negro no Brasil, e saber que quanto mais se fala sobre o
assunto mais pessoas começarão a refletir e agir em favor da inclusão da
lei nas escolas.
• Desenvolver
atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos
que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente
no ambiente escolar, e a busca de suas raízes históricas.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio (2ª e 3ª série)
Duração das Atividades: 06 aulas de 50min cada.
Conteúdo: Comentário Introdutório:
A
partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio lula da
Silva, sancionou a Lei de nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade
da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-brasileira
nos currículos nas escolas públicas e particulares de ensino da
educação básica. Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e
do segundo maior continente do planeta fazer pouco caso da pluralidade
cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na
sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar
angústias e insatisfações com o preconceito e a discriminação nos
currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar. Refletir sobre o
papel do negro na formação da cultura brasileira.
Além
dos aspectos educacionais, a lei nº 10.639/03 acrescenta que o dia 20
de novembro deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da
Consciência Negra.
Teoria da Aprendizagem: Contextualizando
O
professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show,
mapas do continente africano, cada País, línguas faladas, fotos
diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários questionando os
alunos:
Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo uma reflexão sobre o tema da aula.
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar, ver e ouvir no nosso dia-a-dia?
Que
herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui
não só a variedade de palavras, incorporadas á Língua Portuguesa, como
também os ritmos e a arte alegre e colorida dos povos da África?
Que mistura de etnias, que inclui os africanos, gerou a diversidade da cor e a riqueza da cultura brasileira?
Estratégias Pedagógicas
O
professor no 1º momento da aula, após fazer questionamentos sobre o
tema, a partir de textos e imagens para aprofundar o entendimento e o
ensino e aprendizagem, apresentará um filme:
1ª
aula- Mauá- o Imperador e o Rei, (os alunos serão orientados a anotarem
detalhes importantes para discussão sobre o filme e o tema da aula
posteriormente)
2ª
aula- discussão e debate sobre a Abolição do Tráfico Escravo, entre
outros assuntos, integrar como naquela época se passou a situação
política, social e econômica da sociedade de modo geral (anotações serão
muito importantes para relatório do grupo, algumas cenas do filme
poderão ser exibidas, caso o aluno tenha necessidade)
3ª
aula- No início da aula, mais esclarecimentos sobre a 1ª e 2ª aula, em
seguida apresentar o filme: Kiriku e a Feiticeira (retrata a respeito da
consciência negra e seu desenvolvimento no Brasil atual). Nesta aula a
turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e
registra em seu caderno, e o relator de cada grupo em folha separada, e
discutir as seguintes questões:
Do
que trata o filme? Quais são os personagens? Qual a moral da história
apresentada? Para quê e para quem o filme se direciona (sob que ótica? A
realidade apresentada no filme tem relação com o contexto social da
comunidade escolar atual?
Em
caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está
muito distante da escola? O que pode ser feito para melhorar ou mudar
essa realidade que afeta, humilha e prejudica a maioria das pessoas?
4ª
aula- Produção de textos (digitar e organizar tudo o que foi anotado)
Atenção: Para realizar essa atividade o professor tem que reservar o
laboratório de Informática, os alunos deverão construir o texto word,
para este momento a turma deverá ser dividida em pequenos grupos, para
que possam conhecer os países do continente africano e as diversas
comunidades quilombolas no Brasil e especificamente no Estado do Amapá.
5ª
aula- Os mesmos grupos farão apresentações sobre a cultura africana
como: construir textos para expor em mural a partir de leituras em
livros, revistas, jornais, filmes, e sites interessantes, danças, e
músicas, que se relacione à África e ao Brasil, desenhos, pinturas,
jogos e brincadeiras. Tudo o que o aluno construir durante as aulas,
servirá para apresentação na semana do Projeto “Consciência negra: uma
reflexão sem cor” na escola que acontecerá em novembro/010.
6ª aula: Culminância sobre o tema da aula proposta: todos os grupos farão suas apresentações.
Recursos
Educacionais: Ambiente colaborativo TV Escola e LIED (professor
colaborador do ambiente), de maneira interdisciplinar os professores das
disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Artes com
suas atividades específicas integradas ao tema da aula, Vídeo/filme, CD-
música, dança, cartazes.
Recursos
Complementares: sites interessantes, livros, revistas, jornais, papel,
lápis, lápis de cor, pincel, cola, tesoura, data show, computador,
internet.
Avaliação:
O professor no 1º momento fará uma avaliação dialogada com a turma,
sobre as aulas, pesquisas e tudo que foi planejado para que a
compreensão e conhecimentos sejam adquiridos sobre o tema proposto; no
2º momento pedirá que aos alunos façam um relatório escrito individual
descrevendo pontos positivos e negativos sobre o tema e atividades
propostas e executadas, quais os caminhos percorridos, as dificuldades e
incertezas surgidas, sugestões para as próximas atividades, etc.
Referência Bibliográfica - Leia a matéria completa em: http://scl.io/k0h3LTuf#gs.vE3hxHk
Retirado de: http://www.geledes.org.br/plano-de-aula-consciencia-negra-ii/#gs.vE3hxHk
Tema da Aula: Consciência Negra
Ementa: Proposta de Aula Interdisciplinar Utilizando Recursos Midiáticos
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Consciência
Negra II. O aluno irá conhecer e refletir sobre a história dos povos
africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor a origem do povo
brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03,
numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino
de história da África e da cultura afro-brasileira de acordo com PCNs,
fazer parte do currículo da escola e na formação da nossa cultura,
nomes, comidas, bebidas, danças, ritmos, instrumentos musicais.
O
objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a
Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político para a cultura
afro-descendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo
e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da sociedade em que vivemos.
1.
Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da
Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de
intensa atividade do movimento negro no Brasil;
2.
Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que
ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas
raízes históricas.
3. Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de acordo com o projeto pedagógico que é executado;
4.
Estimular os alunos à construção de questionário para entrevistar e
pesquisar sobre comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes :
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, com os alunos (as):
Os
alunos precisarão conhecer ou re-conhecer através de leituras e
explicações sobre a Abolição da Escravatura, a História da África, os
passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para o Brasil, em que
circunstâncias.
Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão? O que foi o movimento Abolicionista?
Como aconteceram as leis Abolicionistas?.
O que significa ser brasileiro (a)?
Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de forma preconceituosa?
Qual a nossa relação com outras culturas?
Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
Leituras de textos, músicas em CD(sobre a África)
Formar grupos de dança a caráter para apresentação na turma,
Filmes
em DVD: Sugestão do professor- Mauá- O Imperador e o Rei e Kiriku e a
Feiticeira (na TV Escola e assistido pelo colaborador (a) do ambiente.
Interdisciplinaridade:
-Língua Portuguesa: Leituras de textos, produção de textos,
-Matemática: Percentual de escravos no Brasil, Sociologia- Estrutura da sociedade/ desigualdade social,
-Geografia: Características da formação do Brasil antes e hoje, questões sociais e econômicas.
-Artes: Construir cartazes com figuras e desenhos de africanos e afro-descendentes, e afro-brasileiros, ornamentação da sala.
Objetivos:
•
Reconhecer e discutir a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino
da história e cultura da África, e o que ela muda no contexto
sócio-político na sociedade atual.
• Fazer um trabalho de conscientização a partir da história e comemoração do dia Nacional da Consciência Negra.
•
Perceber que a garantia da comemoração, resulta da intensa luta do
movimento negro no Brasil, e saber que quanto mais se fala sobre o
assunto mais pessoas começarão a refletir e agir em favor da inclusão da
lei nas escolas.
• Desenvolver
atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos
que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente
no ambiente escolar, e a busca de suas raízes históricas.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio (2ª e 3ª série)
Duração das Atividades: 06 aulas de 50min cada.
Conteúdo: Comentário Introdutório:
A
partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio lula da
Silva, sancionou a Lei de nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade
da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-brasileira
nos currículos nas escolas públicas e particulares de ensino da
educação básica. Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e
do segundo maior continente do planeta fazer pouco caso da pluralidade
cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na
sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar
angústias e insatisfações com o preconceito e a discriminação nos
currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar. Refletir sobre o
papel do negro na formação da cultura brasileira.
Além
dos aspectos educacionais, a lei nº 10.639/03 acrescenta que o dia 20
de novembro deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da
Consciência Negra.
Teoria da Aprendizagem: Contextualizando
O
professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show,
mapas do continente africano, cada País, línguas faladas, fotos
diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários questionando os
alunos:
Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo uma reflexão sobre o tema da aula.
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar, ver e ouvir no nosso dia-a-dia?
Que
herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui
não só a variedade de palavras, incorporadas á Língua Portuguesa, como
também os ritmos e a arte alegre e colorida dos povos da África?
Que mistura de etnias, que inclui os africanos, gerou a diversidade da cor e a riqueza da cultura brasileira?
Estratégias Pedagógicas
O
professor no 1º momento da aula, após fazer questionamentos sobre o
tema, a partir de textos e imagens para aprofundar o entendimento e o
ensino e aprendizagem, apresentará um filme:
1ª
aula- Mauá- o Imperador e o Rei, (os alunos serão orientados a anotarem
detalhes importantes para discussão sobre o filme e o tema da aula
posteriormente)
2ª
aula- discussão e debate sobre a Abolição do Tráfico Escravo, entre
outros assuntos, integrar como naquela época se passou a situação
política, social e econômica da sociedade de modo geral (anotações serão
muito importantes para relatório do grupo, algumas cenas do filme
poderão ser exibidas, caso o aluno tenha necessidade)
3ª
aula- No início da aula, mais esclarecimentos sobre a 1ª e 2ª aula, em
seguida apresentar o filme: Kiriku e a Feiticeira (retrata a respeito da
consciência negra e seu desenvolvimento no Brasil atual). Nesta aula a
turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar e
registra em seu caderno, e o relator de cada grupo em folha separada, e
discutir as seguintes questões:
Do
que trata o filme? Quais são os personagens? Qual a moral da história
apresentada? Para quê e para quem o filme se direciona (sob que ótica? A
realidade apresentada no filme tem relação com o contexto social da
comunidade escolar atual?
Em
caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está
muito distante da escola? O que pode ser feito para melhorar ou mudar
essa realidade que afeta, humilha e prejudica a maioria das pessoas?
4ª
aula- Produção de textos (digitar e organizar tudo o que foi anotado)
Atenção: Para realizar essa atividade o professor tem que reservar o
laboratório de Informática, os alunos deverão construir o texto word,
para este momento a turma deverá ser dividida em pequenos grupos, para
que possam conhecer os países do continente africano e as diversas
comunidades quilombolas no Brasil e especificamente no Estado do Amapá.
5ª
aula- Os mesmos grupos farão apresentações sobre a cultura africana
como: construir textos para expor em mural a partir de leituras em
livros, revistas, jornais, filmes, e sites interessantes, danças, e
músicas, que se relacione à África e ao Brasil, desenhos, pinturas,
jogos e brincadeiras. Tudo o que o aluno construir durante as aulas,
servirá para apresentação na semana do Projeto “Consciência negra: uma
reflexão sem cor” na escola que acontecerá em novembro/010.
6ª aula: Culminância sobre o tema da aula proposta: todos os grupos farão suas apresentações.
Recursos
Educacionais: Ambiente colaborativo TV Escola e LIED (professor
colaborador do ambiente), de maneira interdisciplinar os professores das
disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Artes com
suas atividades específicas integradas ao tema da aula, Vídeo/filme, CD-
música, dança, cartazes.
Recursos
Complementares: sites interessantes, livros, revistas, jornais, papel,
lápis, lápis de cor, pincel, cola, tesoura, data show, computador,
internet.
Avaliação:
O professor no 1º momento fará uma avaliação dialogada com a turma,
sobre as aulas, pesquisas e tudo que foi planejado para que a
compreensão e conhecimentos sejam adquiridos sobre o tema proposto; no
2º momento pedirá que aos alunos façam um relatório escrito individual
descrevendo pontos positivos e negativos sobre o tema e atividades
propostas e executadas, quais os caminhos percorridos, as dificuldades e
incertezas surgidas, sugestões para as próximas atividades, etc.
Referência Bibliográfica - Leia a matéria completa em: http://scl.io/k0h3LTuf#gs.vE3hxHk
Retirado de: http://www.geledes.org.br/plano-de-aula-consciencia-negra-ii/#gs.vE3hxHk
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