PERÍODO:
TURMAS:
DISCIPLINAS:
ESCOLA:
OBJETIVOS
Resolver
situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
desenvolvendo formas de raciocínio e processos como dedução, indução,
intuição, estimativa.
Interagir
com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca
de soluções para problemas propostos, identificando aspectos
consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de
pensar e aprendendo com eles.
CAPACIDADES
Ler e escrever representações fracionárias de uso frequente.
Explorar diferentes significados das frações em situações-problema (parte/todo, razão, quociente entre dois inteiros).
Explorar
situações que levem à ideia de um meio e de um quarto e da equivalência
entre inteiros, meios, quartos, terça parte e etc..
Atividades
Explicação do tema Fração de uma quantidade.
Revisão
Frações
Na
matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de
um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é
uma fração do inteiro.
Importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.
Tipos de Frações
Fração Própria
São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. Ex: 5/8
Fração Imprópria
São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. Ex:
Fração Aparente
Fração
aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são
múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo
denominador iremos obter valor inteiro como resposta.
Como se lê (Nomenclatura de fração
Para denominadores iguais a 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 100, 1000, a leitura das frações fica da seguinte forma:
Considerando que o denominador seja qualquer outro número, acrescentamos na sua leitura a palavra “avos”.
Frações De quantidade
Explicar
que para descobrir o resultado você pega o número, divide pelo
denominador e multiplica pelo numerador. Realizar os exemplos no quadro.
Exercícios
Atividade 01
Situações - problema envolvendo números maiores.
1)
Um pedreiro precisa de 2.466 blocos para construir uma parede. Ele já
fez 1/9 da parede. Quantos blocos o pedreiro ainda tem para terminar a
obra?
2)
Em um tanque que possui 2.800 litros de combustível, 6/7 deste
combustível é gasolina e o restante é álcool. Quantos litros de álcool
contêm neste tanque?
3)
Em sua fazenda seu Joaquim colheu 1000 KG de cacau. Ele já conseguiu
vender 5/8 dessa colheita, quanto ainda sobra da colheita de seu
Joaquim?
4)
O reservatório de água está com apenas 63.000 litros. Sabendo que isso
representa 3/4 da capacidade total, qual é a capacidade máxima deste
reservatório?
5)
Márcia fez uma poupança de r$ 2.235.00. Mas no mês passado ela teve um
imprevisto médico e teve que gastar 2/5 deste valor. Quanto dinheiro ela
ainda possui guardado?
PERÍODO:
TURMAS:
DISCIPLINAS:
ESCOLA:
OBJETIVOS
Resolver
situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
desenvolvendo formas de raciocínio e processos como dedução, indução,
intuição, estimativa.
Interagir
com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca
de soluções para problemas propostos, identificando aspectos
consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de
pensar e aprendendo com eles.
CAPACIDADES
Ler e escrever representações fracionárias de uso frequente.
Explorar diferentes significados das frações em situações-problema (parte/todo, razão, quociente entre dois inteiros).
Explorar
situações que levem à ideia de um meio e de um quarto e da equivalência
entre inteiros, meios, quartos, terça parte e etc..
Atividades
Explicação do tema Fração de uma quantidade.
Revisão
Frações
Na
matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de
um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é
uma fração do inteiro.
Importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.
Tipos de Frações
Fração Própria
São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. Ex: 5/8
Fração Imprópria
São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. Ex:
Fração Aparente
Fração
aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são
múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo
denominador iremos obter valor inteiro como resposta.
Como se lê (Nomenclatura de fração
Para denominadores iguais a 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 100, 1000, a leitura das frações fica da seguinte forma:
Considerando que o denominador seja qualquer outro número, acrescentamos na sua leitura a palavra “avos”.
Frações De quantidade
Explicar
que para descobrir o resultado você pega o número, divide pelo
denominador e multiplica pelo numerador. Realizar os exemplos no quadro.
Exercícios
Atividade 01
Situações - problema envolvendo números maiores.
1)
Um pedreiro precisa de 2.466 blocos para construir uma parede. Ele já
fez 1/9 da parede. Quantos blocos o pedreiro ainda tem para terminar a
obra?
2)
Em um tanque que possui 2.800 litros de combustível, 6/7 deste
combustível é gasolina e o restante é álcool. Quantos litros de álcool
contêm neste tanque?
3)
Em sua fazenda seu Joaquim colheu 1000 KG de cacau. Ele já conseguiu
vender 5/8 dessa colheita, quanto ainda sobra da colheita de seu
Joaquim?
4)
O reservatório de água está com apenas 63.000 litros. Sabendo que isso
representa 3/4 da capacidade total, qual é a capacidade máxima deste
reservatório?
5)
Márcia fez uma poupança de r$ 2.235.00. Mas no mês passado ela teve um
imprevisto médico e teve que gastar 2/5 deste valor. Quanto dinheiro ela
ainda possui guardado?
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