O ensino de Ciências Naturais há aproximadamente 40 anos passou a
integrar o Currículo. Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº
4.024/61 o ensino de Ciências Naturais se dava apenas nas duas últimas
séries do antigo ginásio e, após esta Lei, o ensino desta disciplina
passou a fazer parte de todas as séries ginasiais. A Lei 5.692/71 tornou
obrigatório o ensino de Ciências Naturais em todas as séries do
primeiro grau (hoje Ensino Fundamental). Quando foi promulgada a Lei nº
4.024/61, o ensino era tradicional, onde os professores transmitiam
conhecimentos acumulados pela humanidade através de aulas expositivas e
os alunos os absorviam. O conhecimento científico era tomado como neutro
e a verdade científica não era questionada. A partir da Escola Nova, o
ensino de Ciências se deslocou para a questão pedagógica e os objetivos
além de serem informativos, passaram a ser formativos.
Nos anos de 1970 houve uma crise energética e os problemas relativos ao
meio ambiente e à saúde passaram a ser obrigatórios em todos os
currículos das Ciências Naturais, abordados de diferentes formas e
níveis. A produção de programas pela aproximação de conteúdos de
Biologia, Química e Geociências deu lugar a um ensino que integrava
diferentes conteúdos, que representava um desafio para a Didática de
Ciências.
Durante a crise político-econômica a crença na neutralidade da Ciência
foi abalada e o campo de Ciências Naturais foram discutidas questões
como a configuração de uma tendência do ensino, conhecida como “Ciência,
Tecnologia e Sociedade”, que é importante até os dias de hoje. Houve,
então, uma renovação dos critérios para escolha dos conteúdos, mas os
métodos de ensino/aprendizagem ainda persistiam na crença no método da
redescoberta que caracterizou a área nos anos de 1960.
Hoje, existem muitas produções acadêmicas voltadas à investigação das
pré-concepções das crianças, onde o professor conta com a curiosidade de
seus alunos em relação à natureza e tecnologias que eles convivem. Mas
os alunos só aprendem se os professores criarem oportunidades para que
eles pensem e se manifestem.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Ciências Naturais têm como objetivos gerais:
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte
integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de
tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução
histórica;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais
a partir dos elementos das Ciências Naturais, colocando em práticas
conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar;
• Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a energia,
matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc.
para coleta, organização e discussão de fatos e informações;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Compreender a tecnologia como meio de suprir necessidades humanas,
distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao
equilíbrio da natureza e ao homem.
CONTEÚDOS:
Na área de Ciências Naturais, os conhecimentos são desenvolvidos por
diferentes ciências e por conhecimentos relacionados às tecnologias. Há
uma grande variedade de conteúdos divididos em áreas específicas, como
Biologia, Astronomia, Biologia, Química, Física e Geociências, que devem
ser considerados no planejamento dos professores.
Ambiente
Esta temática permite apontar para relações recíprocas entre sociedade e
ambiente, marcadas por necessidades humanas, conhecimentos e valores.
As questões específicas dos recursos tecnológicos estão ligados às
transformações ambientais, que também são importantes para serem
desenvolvidos. Os conceitos de Ecologia são construções teóricas e não
fenômenos observáveis ou passíveis de experimentação, o que é o caso das
cadeias alimentares, do fluxo de energia, da fotossíntese, da adaptação
dos seres vivos ao ambiente e da biodiversidade.
De acordo com a Síntese dos Parâmetros Curriculares Nacionais de
Ciências, estes [...] não são aspectos que possam ser vistos
diretamente, só podem ser interpretados, são ideias construídas com o
auxílio de outras mais simples, de menor grau de abstração, que podem,
ao menos parcialmente, ser objeto de investigação por meio da observação
e da experimentação diretas (s.d. p. 32).
Ser Humano e Saúde
Para o aluno, a aprendizagem sobre o corpo humano deve estar associada a
um melhor conhecimento do próprio corpo, por ser seu e ser único e com o
qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais
pode ter, o que favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e
consideração pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais (Síntese
dos PCNs, sd, p. 32).
Recursos Tecnológicos
Enfoca as transformações dos recursos materiais e energéticos em
produtos necessários às pessoas, como aparelhos, máquinas, instrumentos e
processos que possibilitam essas transformações e as implicações
sociais do desenvolvimento e do uso de tecnologias. Pretende formar
alunos que compreendam e utilizem recursos tecnológicos que se aplicam e
se ampliam na sociedade. Reúne conceitos como matéria, energia, espaço,
tempo, transformação e sistemas aplicados às tecnologias que são
mediadoras das ações do homem com seu meio. A escolha dos conteúdos deve
ser estimulante e de interesse dos alunos, para que sirva à sua
aprendizagem de procedimentos, ao desenvolvimento de valores e
construção da cidadania.
REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO:
Para se trabalhar com Ciências Naturais a curiosidade dos alunos pode
ser transformada na principal aliada do professor, em relação à natureza
e aos objetos e equipamentos tecnológicos com os quais a criança
convive. Para que os alunos entrem em contato com muitos temas ligados à
aprendizagem científica e tecnológica, o professor deve utilizar de
atividades variadas.
Utilizando de aulas teóricas e experiências concretas o ensino de
Ciências Naturais vai ajudar o estudante a compreender o mundo em que
ele vive. Esse ensino deve discutir as relações do homem com a natureza e
também contribuir para a formação de pessoas íntegras e autônomas.
Aprender Ciências é aprender a ler o mundo. A leitura do mundo implica
expressar, através de palavras, o conhecimento adquirido na interação
com o ambiente e com as outras pessoas, construindo, integrando e
ampliando conceitos. Envolve também o conhecimento de si mesmo, como um
organismo vivo e autoconsciente, percebendo as interações que
estabelecemos e a interdependência fundamental à vida. Nesta perspectiva
o ensino de Ciências permite, simultaneamente ao desenvolvimento de
conceitos, o desenvolvimento da inteligência e das habilidades da
criança, proporcionando à professora o prazer de contribuir para isso
(BORGES e MORAES, 1998, p. 15).
Quando os alunos envolvem-se ativamente proporciona a ampliação e a
modificação do que os estudantes já sabem a respeito de variados
conceitos.
Zabala (2002, p. 196) nos diz que: Os métodos globalizados nascem quando
o aluno é considerado o protagonista do ensino, isto é, quando o fio
condutor da educação desloca-se das matérias para os alunos e, assim,
para suas capacidades, seus interesses e suas motivações.
Logo, os métodos globalizados surgem para suprir a necessidade de uma
melhor aprendizagem, o aluno é considerado o personagem principal do
processo ensino-aprendizagem, e é visto como alguém que possui
capacidades, interesses e motivações que precisam ser consideradas. No
ensino de Ciências Naturais o interesse do aluno pode vir a ser o ponto
de partida para os conteúdos a serem trabalhados se apresentando com um
problema a ser resolvido, essa problematização busca promover mudanças
conceituais do que os alunos já sabem e conhecem ao virão a aprender.
Podemos, então entender que incluir o conteúdo, utilizando o enfoque
globalizador, no método globalizado, é uma tarefa que deve se dar
através de um processo paralelo de trabalho do tema escolhido. Ou seja,
para trabalhar um conteúdo considerado relevante e imprescindível para a
formação do aluno, é necessário primeiro conhecê-lo e utilizá-lo,
partindo sempre da realidade e do interesse do aluno. As atividades de
aprendizagem podem ser incluídas e relacionadas aos exercícios e
experiências que permitem compreender e conhecer o tema trabalhado.
O ensino de Ciências Naturais há aproximadamente 40 anos passou a
integrar o Currículo. Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº
4.024/61 o ensino de Ciências Naturais se dava apenas nas duas últimas
séries do antigo ginásio e, após esta Lei, o ensino desta disciplina
passou a fazer parte de todas as séries ginasiais. A Lei 5.692/71 tornou
obrigatório o ensino de Ciências Naturais em todas as séries do
primeiro grau (hoje Ensino Fundamental). Quando foi promulgada a Lei nº
4.024/61, o ensino era tradicional, onde os professores transmitiam
conhecimentos acumulados pela humanidade através de aulas expositivas e
os alunos os absorviam. O conhecimento científico era tomado como neutro
e a verdade científica não era questionada. A partir da Escola Nova, o
ensino de Ciências se deslocou para a questão pedagógica e os objetivos
além de serem informativos, passaram a ser formativos.
Nos anos de 1970 houve uma crise energética e os problemas relativos ao
meio ambiente e à saúde passaram a ser obrigatórios em todos os
currículos das Ciências Naturais, abordados de diferentes formas e
níveis. A produção de programas pela aproximação de conteúdos de
Biologia, Química e Geociências deu lugar a um ensino que integrava
diferentes conteúdos, que representava um desafio para a Didática de
Ciências.
Durante a crise político-econômica a crença na neutralidade da Ciência
foi abalada e o campo de Ciências Naturais foram discutidas questões
como a configuração de uma tendência do ensino, conhecida como “Ciência,
Tecnologia e Sociedade”, que é importante até os dias de hoje. Houve,
então, uma renovação dos critérios para escolha dos conteúdos, mas os
métodos de ensino/aprendizagem ainda persistiam na crença no método da
redescoberta que caracterizou a área nos anos de 1960.
Hoje, existem muitas produções acadêmicas voltadas à investigação das
pré-concepções das crianças, onde o professor conta com a curiosidade de
seus alunos em relação à natureza e tecnologias que eles convivem. Mas
os alunos só aprendem se os professores criarem oportunidades para que
eles pensem e se manifestem.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Ciências Naturais têm como objetivos gerais:
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte
integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de
tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução
histórica;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais
a partir dos elementos das Ciências Naturais, colocando em práticas
conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar;
• Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a energia,
matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc.
para coleta, organização e discussão de fatos e informações;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
•Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Compreender a tecnologia como meio de suprir necessidades humanas,
distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao
equilíbrio da natureza e ao homem.
CONTEÚDOS:
Na área de Ciências Naturais, os conhecimentos são desenvolvidos por
diferentes ciências e por conhecimentos relacionados às tecnologias. Há
uma grande variedade de conteúdos divididos em áreas específicas, como
Biologia, Astronomia, Biologia, Química, Física e Geociências, que devem
ser considerados no planejamento dos professores.
Ambiente
Esta temática permite apontar para relações recíprocas entre sociedade e
ambiente, marcadas por necessidades humanas, conhecimentos e valores.
As questões específicas dos recursos tecnológicos estão ligados às
transformações ambientais, que também são importantes para serem
desenvolvidos. Os conceitos de Ecologia são construções teóricas e não
fenômenos observáveis ou passíveis de experimentação, o que é o caso das
cadeias alimentares, do fluxo de energia, da fotossíntese, da adaptação
dos seres vivos ao ambiente e da biodiversidade.
De acordo com a Síntese dos Parâmetros Curriculares Nacionais de
Ciências, estes [...] não são aspectos que possam ser vistos
diretamente, só podem ser interpretados, são ideias construídas com o
auxílio de outras mais simples, de menor grau de abstração, que podem,
ao menos parcialmente, ser objeto de investigação por meio da observação
e da experimentação diretas (s.d. p. 32).
Ser Humano e Saúde
Para o aluno, a aprendizagem sobre o corpo humano deve estar associada a
um melhor conhecimento do próprio corpo, por ser seu e ser único e com o
qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais
pode ter, o que favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e
consideração pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais (Síntese
dos PCNs, sd, p. 32).
Recursos Tecnológicos
Enfoca as transformações dos recursos materiais e energéticos em
produtos necessários às pessoas, como aparelhos, máquinas, instrumentos e
processos que possibilitam essas transformações e as implicações
sociais do desenvolvimento e do uso de tecnologias. Pretende formar
alunos que compreendam e utilizem recursos tecnológicos que se aplicam e
se ampliam na sociedade. Reúne conceitos como matéria, energia, espaço,
tempo, transformação e sistemas aplicados às tecnologias que são
mediadoras das ações do homem com seu meio. A escolha dos conteúdos deve
ser estimulante e de interesse dos alunos, para que sirva à sua
aprendizagem de procedimentos, ao desenvolvimento de valores e
construção da cidadania.
REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO:
Para se trabalhar com Ciências Naturais a curiosidade dos alunos pode
ser transformada na principal aliada do professor, em relação à natureza
e aos objetos e equipamentos tecnológicos com os quais a criança
convive. Para que os alunos entrem em contato com muitos temas ligados à
aprendizagem científica e tecnológica, o professor deve utilizar de
atividades variadas.
Utilizando de aulas teóricas e experiências concretas o ensino de
Ciências Naturais vai ajudar o estudante a compreender o mundo em que
ele vive. Esse ensino deve discutir as relações do homem com a natureza e
também contribuir para a formação de pessoas íntegras e autônomas.
Aprender Ciências é aprender a ler o mundo. A leitura do mundo implica
expressar, através de palavras, o conhecimento adquirido na interação
com o ambiente e com as outras pessoas, construindo, integrando e
ampliando conceitos. Envolve também o conhecimento de si mesmo, como um
organismo vivo e autoconsciente, percebendo as interações que
estabelecemos e a interdependência fundamental à vida. Nesta perspectiva
o ensino de Ciências permite, simultaneamente ao desenvolvimento de
conceitos, o desenvolvimento da inteligência e das habilidades da
criança, proporcionando à professora o prazer de contribuir para isso
(BORGES e MORAES, 1998, p. 15).
Quando os alunos envolvem-se ativamente proporciona a ampliação e a
modificação do que os estudantes já sabem a respeito de variados
conceitos.
Zabala (2002, p. 196) nos diz que: Os métodos globalizados nascem quando
o aluno é considerado o protagonista do ensino, isto é, quando o fio
condutor da educação desloca-se das matérias para os alunos e, assim,
para suas capacidades, seus interesses e suas motivações.
Logo, os métodos globalizados surgem para suprir a necessidade de uma
melhor aprendizagem, o aluno é considerado o personagem principal do
processo ensino-aprendizagem, e é visto como alguém que possui
capacidades, interesses e motivações que precisam ser consideradas. No
ensino de Ciências Naturais o interesse do aluno pode vir a ser o ponto
de partida para os conteúdos a serem trabalhados se apresentando com um
problema a ser resolvido, essa problematização busca promover mudanças
conceituais do que os alunos já sabem e conhecem ao virão a aprender.
Podemos, então entender que incluir o conteúdo, utilizando o enfoque
globalizador, no método globalizado, é uma tarefa que deve se dar
através de um processo paralelo de trabalho do tema escolhido. Ou seja,
para trabalhar um conteúdo considerado relevante e imprescindível para a
formação do aluno, é necessário primeiro conhecê-lo e utilizá-lo,
partindo sempre da realidade e do interesse do aluno. As atividades de
aprendizagem podem ser incluídas e relacionadas aos exercícios e
experiências que permitem compreender e conhecer o tema trabalhado.
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