Livro: Tesoura não é cenoura

Livro: Tesoura não é cenoura


 


  • História contada pela professora.
  • Por que o Pingo-de-Mar está tão zangado com o tico-tico?
  • Quais são as palavras que o tico-tico troca?
tesoura com _______________
panela com _______________
jarro com _______________
 
  • Ouvindo a história:
  • Vamos ajudar aos Pingos? Complete as etiquetas. Observe as fichinhas prontas:
Etiquetagem

 
  • Aproveitar para trabalhar a etiquetagem da sala de aula. 
  • Jogo da memória:
 
Jogo da memória

  • Sugestões para trabalhar com o JOGO DE MEMÓRIA:

1. Jogo: QUAL É A PALAVRA?
 
ESTOU PENSANDO NUMA PALAVRA... É UMA PEÇA DO NOSSO JOGO DE MEMÓRIA.
  • é um cereal
  • é um alimento muito nutritivo
  • é cheio de grãozinhos
  • MILHO
  • Esta palavra começa com que letra?
  • Vamos tentar escrevê-la.
  • Confira agora no seu jogo.

2. Apresentar a imagem:
 
 

  • Qual é o nome de cada figura?
  • Em qual nome usamos mais letras para escrever?
Pedir para que verifiquem no jogo de memória.

 
3. Procure no jogo de memória a palavra que lembra:
  • PASSARINHO
  • PIA
  • VASO
  • ESPIGA
 
4. Copie do jogo da memória todos os nomes de animais.
 
 
5. Deu um pé-de-vento... E sumiram as letrinhas. Descubra quais são as palavras: (consulte o joguinho)
 
B ___ ___ ___ ___ ___
___ ___ ___ R
 
 
6. Copie do jogo de memória:

  • Todas as palavras de 5 letras.
  • A maior palavra.
  • A menor palavra.
 
7. Leia e represente com desenho:
  • TORNEIRA
  • ESCADA


8. Procure no jogo a palavra que rima com:
  • FUNIL - BOMBRIL - PERNIL - QUADRIL - 
  • PENEIRA - CARREIRA - CADEIRA - LAREIRA - BARREIRA
  • COR - FAVOR - TERROR - VAPOR
  • AMIGA - INTRIGA - BARRIGA - BRIGA
  • FAROL - ANZOL - LENÇOL - VELOTROL
  • EMPADA - ESPADA - AMADA - PARADA
  • VINHO - LINHO - AMIGUINHO - PASSARINHO
  • FILHO - TRILHO - BRILHO – LADRILHO

9. Escolha uma palavra do seu jogo de memória. Forme essa palavra com recortes de letras de revistas. Vamos ver se seus coleguinhas descobrem o que você formou.
 
10. Cruzadinha

Cruzadinha


 
11. Figura-fundo:
Escolha duas figuras para colorir na imagem abaixo. Escreva o nome do que você escolheu.
 
12. Duas figuras da imagem começam com a mesma letra. Descubra quais são e escreva os nomes:
 
13. Escreva o nome de cada figura, fazendo uma lista em ordem alfabética.
 
 
14. Procure a palavra pedida:
 



Fonte: http://matosmedeiros.blogspot.com/

Livro: Tesoura não é cenoura


 


  • História contada pela professora.
  • Por que o Pingo-de-Mar está tão zangado com o tico-tico?
  • Quais são as palavras que o tico-tico troca?
tesoura com _______________
panela com _______________
jarro com _______________
 
  • Ouvindo a história:
  • Vamos ajudar aos Pingos? Complete as etiquetas. Observe as fichinhas prontas:
Etiquetagem

 
  • Aproveitar para trabalhar a etiquetagem da sala de aula. 
  • Jogo da memória:
 
Jogo da memória

  • Sugestões para trabalhar com o JOGO DE MEMÓRIA:

1. Jogo: QUAL É A PALAVRA?
 
ESTOU PENSANDO NUMA PALAVRA... É UMA PEÇA DO NOSSO JOGO DE MEMÓRIA.
  • é um cereal
  • é um alimento muito nutritivo
  • é cheio de grãozinhos
  • MILHO
  • Esta palavra começa com que letra?
  • Vamos tentar escrevê-la.
  • Confira agora no seu jogo.

2. Apresentar a imagem:
 
 

  • Qual é o nome de cada figura?
  • Em qual nome usamos mais letras para escrever?
Pedir para que verifiquem no jogo de memória.

 
3. Procure no jogo de memória a palavra que lembra:
  • PASSARINHO
  • PIA
  • VASO
  • ESPIGA
 
4. Copie do jogo da memória todos os nomes de animais.
 
 
5. Deu um pé-de-vento... E sumiram as letrinhas. Descubra quais são as palavras: (consulte o joguinho)
 
B ___ ___ ___ ___ ___
___ ___ ___ R
 
 
6. Copie do jogo de memória:

  • Todas as palavras de 5 letras.
  • A maior palavra.
  • A menor palavra.
 
7. Leia e represente com desenho:
  • TORNEIRA
  • ESCADA


8. Procure no jogo a palavra que rima com:
  • FUNIL - BOMBRIL - PERNIL - QUADRIL - 
  • PENEIRA - CARREIRA - CADEIRA - LAREIRA - BARREIRA
  • COR - FAVOR - TERROR - VAPOR
  • AMIGA - INTRIGA - BARRIGA - BRIGA
  • FAROL - ANZOL - LENÇOL - VELOTROL
  • EMPADA - ESPADA - AMADA - PARADA
  • VINHO - LINHO - AMIGUINHO - PASSARINHO
  • FILHO - TRILHO - BRILHO – LADRILHO

9. Escolha uma palavra do seu jogo de memória. Forme essa palavra com recortes de letras de revistas. Vamos ver se seus coleguinhas descobrem o que você formou.
 
10. Cruzadinha

Cruzadinha


 
11. Figura-fundo:
Escolha duas figuras para colorir na imagem abaixo. Escreva o nome do que você escolheu.
 
12. Duas figuras da imagem começam com a mesma letra. Descubra quais são e escreva os nomes:
 
13. Escreva o nome de cada figura, fazendo uma lista em ordem alfabética.
 
 
14. Procure a palavra pedida:
 



Fonte: http://matosmedeiros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário