LETRA B

LETRA B

 

 
  • Aproveitando o trabalho com o "Balãozinho Teimoso", resolvi destacar a letra B.
  • Trabalhamos com o nome dos coleguinhas iniciados com a letra B.
  • Cada criança levou um objeto começado com a letra B. Cada criança deu a dica sobre o que levou para a turma descobrir… 
OBJETOS COM B
  • Colocamos ficha com nome em todos os objetos.
  • Meus alunos estão na fase de falar as palavras destacando as vogais, quando estão tentando ler. Então eu procuro colocar as fichas presas no quadro e escolho o objeto que seja mais fácil para eles identificarem a palavra certa. No caso da imagem aí de cima, comecei com “BICO”. E eles se empolgaram… Ficaram com tanta vontade de falar que além de levantar o dedo (um dos nossos combinados), ficaram em pé, para ter certeza que iriam ser convidados para mostrar a palavra.
  • Gosto sempre de ter objetos e palavras com “ÃO” – BALÃO e BOTÃO. Esse é um som muito marcante. Eles aprendem rapidinho…
  • Como temos um caderninho de Leitura, apresentei mais uma folhinha. Nessa aqui, as crianças teriam que procurar a palavra, observando as fichas e fazer o desenho no lugar certo. Incentivo muito o desenho deles. Depois eles vão conseguir ler a ficha toda, observando os desenhos.
  • Aí a gente aproveita e trabalha texto também. Adoro os textos de Elias José. E nesse tem duas palavras iniciadas com a sílaba BI. Pedindo a palavra “BIGODE”, as crianças vão ter que pensar um pouco mais até descobrir a sua localização. Elas vão ter que analisar o final da palavra.
  • Uma atividade que gosto muito é a “Palavra escondida”. Retirando da ficha de palavras, posso trabalhar com a palavra “BONECA”.
  • Faço as letras grandes para trabalhar num mural ou no quadro.

B O N E C A

  • Fazemos a leitura dando um destaque para as sílabas.
  • Uso uma ficha para esconder alguma sílaba. E dou um tempo para que as crianças tentem ler o que sobrou. Aí podemos formar:
B O N E C A
B O N E C A
  • Escondendo três letras também.
B O N E C A
  • Podemos trabalhar também com fichas de sílabas. Aí dá pra brincar mais, formando mais palavras.
BOCA – BONÉ – BOA – CANECA – CABO
  • Outra atividade que gosto de trabalhar é a do “Livrinho do Troca-troca”. 
(Imagens do livrinho: BOLA – BOLO – BALA – BELA – BULE – BULA)
livro1LIVRO 
     Livrinho montado:
100_4668     100_4669



Fonte: http://matosmedeiros.blogspot.com/

LETRA B

 

 
  • Aproveitando o trabalho com o "Balãozinho Teimoso", resolvi destacar a letra B.
  • Trabalhamos com o nome dos coleguinhas iniciados com a letra B.
  • Cada criança levou um objeto começado com a letra B. Cada criança deu a dica sobre o que levou para a turma descobrir… 
OBJETOS COM B
  • Colocamos ficha com nome em todos os objetos.
  • Meus alunos estão na fase de falar as palavras destacando as vogais, quando estão tentando ler. Então eu procuro colocar as fichas presas no quadro e escolho o objeto que seja mais fácil para eles identificarem a palavra certa. No caso da imagem aí de cima, comecei com “BICO”. E eles se empolgaram… Ficaram com tanta vontade de falar que além de levantar o dedo (um dos nossos combinados), ficaram em pé, para ter certeza que iriam ser convidados para mostrar a palavra.
  • Gosto sempre de ter objetos e palavras com “ÃO” – BALÃO e BOTÃO. Esse é um som muito marcante. Eles aprendem rapidinho…
  • Como temos um caderninho de Leitura, apresentei mais uma folhinha. Nessa aqui, as crianças teriam que procurar a palavra, observando as fichas e fazer o desenho no lugar certo. Incentivo muito o desenho deles. Depois eles vão conseguir ler a ficha toda, observando os desenhos.
  • Aí a gente aproveita e trabalha texto também. Adoro os textos de Elias José. E nesse tem duas palavras iniciadas com a sílaba BI. Pedindo a palavra “BIGODE”, as crianças vão ter que pensar um pouco mais até descobrir a sua localização. Elas vão ter que analisar o final da palavra.
  • Uma atividade que gosto muito é a “Palavra escondida”. Retirando da ficha de palavras, posso trabalhar com a palavra “BONECA”.
  • Faço as letras grandes para trabalhar num mural ou no quadro.

B O N E C A

  • Fazemos a leitura dando um destaque para as sílabas.
  • Uso uma ficha para esconder alguma sílaba. E dou um tempo para que as crianças tentem ler o que sobrou. Aí podemos formar:
B O N E C A
B O N E C A
  • Escondendo três letras também.
B O N E C A
  • Podemos trabalhar também com fichas de sílabas. Aí dá pra brincar mais, formando mais palavras.
BOCA – BONÉ – BOA – CANECA – CABO
  • Outra atividade que gosto de trabalhar é a do “Livrinho do Troca-troca”. 
(Imagens do livrinho: BOLA – BOLO – BALA – BELA – BULE – BULA)
livro1LIVRO 
     Livrinho montado:
100_4668     100_4669



Fonte: http://matosmedeiros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário