★Estimular o interesse por culturas e costumes diferentes;
★ Desenvolver a compreensão histórica e geografia;
★ Despertar o gosto pela pesquisa;
★ Evidenciar a pluralidade cultural existente.
Faixa etária: a partir do 3º ano.
No começo do ano, o que mais se destaca é essa festa feita de samba,
desfiles, alegorias, trios elétricos, frevo e até galo da madrugada.
Mas, isso tudo, dependendo da região onde vivem, as crianças já
conhecem. Então, que tal inovar, apresentando o carnaval de Veneza
(Itália), que é diferente em estilo, ritmo e espírito de qualquer outro
carnaval do mundo? De forma interdisciplinar, o tema rende uma
verdadeira aventura pela história, geografia, meio ambiente e até pela
pluralidade cultural.
Uma celebração de elite
Em Veneza, o carnaval surgiu graças à elite intelectualizada e
hedonística. As fantasias e as famosas máscaras venezianas inspiram-se
na elegância e bom gosto dos trajes dos séculos XVII e XVIII, ou nas
personagens da Commedia Dell´Arte, em que figuram os conhecidos pierrôs,
colombinas e polichinelos.
Por volta do século XI, a festa chegava a durar até seis meses e o
uso de máscaras encobria de pequenos furtos até homicídios. Então, no
início do século XVII, as autoridades proibiram o uso das mesmas, na
tentativa de preservar a tranquilidade social.
Dois séculos depois, a festa quase que deixou de existir. Mas, em
1980, ao ser encorajada pelas autoridades, ela se revigorou e hoje atrai
cerca de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés
altas, que frequentemente inundam a Praça de São Marcos, concentram-se
na cidade a fim de admirar o luxo das fantasias e das máscaras. Em
paralelo, nas belas mansões e palácios do Gran Canale, ocorrem luxuosos
bailes, regados a champanhe e animados por grandes orquestras. A alta
sociedade internacional se veste com trajes inspirados nas óperas de
Verdi, para dançar valsa, tarantela e até mesmo o samba. O povo, por sua
vez, diverte-se de maneira bem mais desinibida, incluindo as crianças
que brincam em grupo, com fantasias bem coloridas.
O trabalho a partir da apresentação do texto:
Para facilitar o aprendizado, em paralelo a leitura do texto, mostre fotos do carnaval de Veneza, da própria cidade e de seus canais.
★ Depois, peça para a criançada estabelecer, verbalmente, em forma de texto ou em cartazes, as diferenças e semelhanças entre o carnaval brasileiro e o de Veneza, a partir da origem da festa, das vestimentas usadas, das pessoas que se divertem, do clima, dos ritmos que são executados, entre outros detalhes que elas mesmas irão apontar.
★ De forma interdisciplinar, na aula de historia, sugira pesquisas sobre
a origem do carnaval brasileiro e dos diferentes tipos de festas que
ocorrem nas mais variadas regiões do nosso país.
★ Na aula de geografia, a partir de um atlas ou mapa mundi, peça que
localizam Veneza e tracem um paralelo com suas respectivas cidades ou
locais em que ocorrem festas de carnaval em solo brasileiro,
evidenciando peculiaridades de cada uma delas.
★ Em relação ao meio ambiente, questione o porquê do frio e da ameaça
das marés altas que frequentemente inundam a Praça de São Marcos durante
o carnaval, em contraposição ao clima do Brasil, com o objetivo de
fazê-las perceberem como as estações do ano diferem entre os
hemisférios.
★ Considerando o contexto histórico de cada carnaval, peça que tracem um
paralelo com a violência que ocorria em Veneza no passado e a que
acontece nas festas brasileiras.
★ Por último, para trabalhar a pluralidade cultural, sugira que
transponham o carnaval de Veneza para terras brasileiras, observando
todas as possibilidades e impossibilidades em termos de costumes e
valores sociais.
Crie uma máscara veneziana: Abaixo seguem alguns modelos de máscaras que poderão ser confeccionadas pelas crianças.
A atividade poderá ser encerrada com a realização de um Baile de Máscaras em sala de aula.
Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental- Anos Iniciais
★Estimular o interesse por culturas e costumes diferentes;
★ Desenvolver a compreensão histórica e geografia;
★ Despertar o gosto pela pesquisa;
★ Evidenciar a pluralidade cultural existente.
Faixa etária: a partir do 3º ano.
No começo do ano, o que mais se destaca é essa festa feita de samba,
desfiles, alegorias, trios elétricos, frevo e até galo da madrugada.
Mas, isso tudo, dependendo da região onde vivem, as crianças já
conhecem. Então, que tal inovar, apresentando o carnaval de Veneza
(Itália), que é diferente em estilo, ritmo e espírito de qualquer outro
carnaval do mundo? De forma interdisciplinar, o tema rende uma
verdadeira aventura pela história, geografia, meio ambiente e até pela
pluralidade cultural.
Uma celebração de elite
Em Veneza, o carnaval surgiu graças à elite intelectualizada e
hedonística. As fantasias e as famosas máscaras venezianas inspiram-se
na elegância e bom gosto dos trajes dos séculos XVII e XVIII, ou nas
personagens da Commedia Dell´Arte, em que figuram os conhecidos pierrôs,
colombinas e polichinelos.
Por volta do século XI, a festa chegava a durar até seis meses e o
uso de máscaras encobria de pequenos furtos até homicídios. Então, no
início do século XVII, as autoridades proibiram o uso das mesmas, na
tentativa de preservar a tranquilidade social.
Dois séculos depois, a festa quase que deixou de existir. Mas, em
1980, ao ser encorajada pelas autoridades, ela se revigorou e hoje atrai
cerca de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés
altas, que frequentemente inundam a Praça de São Marcos, concentram-se
na cidade a fim de admirar o luxo das fantasias e das máscaras. Em
paralelo, nas belas mansões e palácios do Gran Canale, ocorrem luxuosos
bailes, regados a champanhe e animados por grandes orquestras. A alta
sociedade internacional se veste com trajes inspirados nas óperas de
Verdi, para dançar valsa, tarantela e até mesmo o samba. O povo, por sua
vez, diverte-se de maneira bem mais desinibida, incluindo as crianças
que brincam em grupo, com fantasias bem coloridas.
O trabalho a partir da apresentação do texto:
Para facilitar o aprendizado, em paralelo a leitura do texto, mostre fotos do carnaval de Veneza, da própria cidade e de seus canais.
★ Depois, peça para a criançada estabelecer, verbalmente, em forma de texto ou em cartazes, as diferenças e semelhanças entre o carnaval brasileiro e o de Veneza, a partir da origem da festa, das vestimentas usadas, das pessoas que se divertem, do clima, dos ritmos que são executados, entre outros detalhes que elas mesmas irão apontar.
★ De forma interdisciplinar, na aula de historia, sugira pesquisas sobre
a origem do carnaval brasileiro e dos diferentes tipos de festas que
ocorrem nas mais variadas regiões do nosso país.
★ Na aula de geografia, a partir de um atlas ou mapa mundi, peça que
localizam Veneza e tracem um paralelo com suas respectivas cidades ou
locais em que ocorrem festas de carnaval em solo brasileiro,
evidenciando peculiaridades de cada uma delas.
★ Em relação ao meio ambiente, questione o porquê do frio e da ameaça
das marés altas que frequentemente inundam a Praça de São Marcos durante
o carnaval, em contraposição ao clima do Brasil, com o objetivo de
fazê-las perceberem como as estações do ano diferem entre os
hemisférios.
★ Considerando o contexto histórico de cada carnaval, peça que tracem um
paralelo com a violência que ocorria em Veneza no passado e a que
acontece nas festas brasileiras.
★ Por último, para trabalhar a pluralidade cultural, sugira que
transponham o carnaval de Veneza para terras brasileiras, observando
todas as possibilidades e impossibilidades em termos de costumes e
valores sociais.
Crie uma máscara veneziana: Abaixo seguem alguns modelos de máscaras que poderão ser confeccionadas pelas crianças.
A atividade poderá ser encerrada com a realização de um Baile de Máscaras em sala de aula.
Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental- Anos Iniciais
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