Como despedida das aulas e preparação para as férias, mostre aos alunos a importância da integração e do respeito ao resgatar brincadeiras simples e divertidas.
Disciplinas: Educação Física, Educação Artística e Filosofia
Anos: 2º. ao 5º.
Objetivos:
- Exercitar a criatividade e as habilidades motoras.
- Refletir sobre a importância do outro.
- Despertar o interesse pelas brincadeiras coletivas.
- Aperfeiçoar o convívio social.
- Divertir-se e interagir com os colegas.
- Estimular o companheirismo e a ética.
E AGORA?
Material: pirulitos.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Entregue um pirulito para cada aluno. Peça que as crianças permaneçam em
pé e em circulo. Todos devem segurar os doces com a mão esquerda e
ficar com o braço estendido; avise aos pequenos que não poderão dobrar o
antebraço em momento algum da brincadeira. O único movimento que os
estudantes podem fazer com essa parle do corpo é pata a esquerda ou a
direita, mas sempre com o antebraço esticado. A mão direita ficará livre
e poderá ser usada normalmente. A primeira tarefa será desembrulhar o
pirulito, seguindo as regras apresentadas. Portanto, as crianças só
utilizarão a mão direita. Recolha os papéis e deixe-as aproveitar o
doce, ainda sob as condições. Aguarde até que alguém descubra a única
forma de executar esta tarefa: oferecer o pirulito para a pessoa ao
lado. Automaticamente, os demais oferecerão o seu e todos poderão
saborear o doce. Finalize a atividade conversando com os alunos sobre
como pode ser bom ajudar os outros, e vice-versa.
NOVOS RUMOS
Materiais: bexigas; fichas com sentimentos e atitudes, tesoura com ponta arredondada, tiras de papel.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Copie as palavras que representam sentimentos e atitudes em quantidade
suficiente para que cada aluno tenha ao menos uma. Recorte-as e coloque
uma dentro de cada balão. Disponha a turma em círculo e explique-lhes
que dentro de cada uma das bexigas está uma ficha com um uma solução ou
desafio cotidiano, como desinteresse, fofocas, competições, inimizades,
alegria, gratidão e felicidade. Solicite que cada criança encha sua
bexiga e brinque com ela, jogando-a para cima, sem deixá-la cair. Aos
poucos, peça que alguns dos participantes deixem seu balão no ar e se
sentem, diminuindo os participantes do jogo. Os que permanecerem devem,
também, manter as bexigas dos colegas no ar. Quando perceber que quem
ficou no centro não está dando conta de manter todos os balões no ar,
peça que os amigos voltem ao círculo e o ajudem. Depois da brincadeira,
inicie a reflexão problematizando a sensação de quem ficou no centro
sobrecarregado de problemas e pergunte os sentimentos de quem saiu e
largou seu dever a cargo dos amigos. Comente que, quando estamos unidos,
as dificuldades ficam mais fáceis de serem enfrentadas. Finalmente,
cada um deve estourar uma bexiga e ler o recado, comentando se é um
desafio ou uma solução e o significado da palavra.
SONHO MEU!
Materiais: balões coloridos, caneta esferográfica, folhas de papel
sulfite tamanho A4, palitos de churrasco, tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Corte o papel sulfite em pedaços que caibam dentro dos balões e em
quantidade suficiente para toda a classe. Em um lugar amplo, solicite
que as crianças escrevam seu sonho no pedaço de papel. A seguir, elas
devem dobrá-lo e colocá-lo dentro da bexiga, que deve ser inflada e
amarrada. Entregue um palito de churrasco para cada estudante e, com a
voz séria e firme, dê o comando: "Protejam seus sonhos". Provavelmente,
as crianças começarão a estourar os balões dos colegas. Depois que
terminarem, pergunte- lhes por que elas destruíram os sonhos dos
colegas. Deixe que pensem no assunto e ajude-as a entender que, para
defender seu sonho, não era preciso destruir o dos outros: bastava cada
uma cuidar do seu e, se possível, zelar pelo do outro. Você pode
aproveitar o assunto e iniciar um bate-papo sobre respeito e ética e a
importância de nossas vontades e dos limites que temos de seguir para
respeitar os outros.
E EU?
Materiais: caneta esferográfica, fita crepe, tesoura com ponta arredondada
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Para
está brincadeira, recorte pedaços de fita crepe em quantidade
suficiente para todos os alunos é escreva neles comandos como beije me
aperte minha mão abrace me deixe me pisque para mim Em apenas um deles
escreva deixe-me — esse será o único aluno que não será procurado. É
interessante também colar os adesivos nas costas ou na testa dos
estudantes, de modo que eles possam ler apenas o que esta escrito nos
amigos E possível que a criança fique triste porem ao mesmo tempo ela
também sabe que todos estavam apenas seguindo o comando escrito na fita.
O objetivo é que expresse o que sentiu naquele momento para que todos
entendam que não se deve agir dessa maneira A simulação é uma forma de
fazer com que reflitam sobre o pirulito sem gerar mágoas. Dê
continuidade pedindo que os colegas relatem situações nas quais se viram
excluídos e como se sentiram.
ATENÇÃO
Divida o alunos em duplas e, peça-lhes que se espalhem pelo ambiente.
Solicite que se observem por 2 minutos Então, os colegas devem virar-se
de costas uns para os outros e mudar três coisas -neles. A seguir devem
desvirar-se e pedir que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro
também repete, e assim sucessivamente. Realize a dinâmica três vezes e
depois troque as duplas. Esta atividade ensina a importância da
observação atenta e dos detalhes a diferença entre olhar e ver. A nova
Visão permite que as crianças entendam que é importante conhecer a
individualidade e se importar com as pessoas
CORRIDA DIVERTIDA
Materiais: água, anilina colorida, cadeira ou mesa, conta gotas, fita
adesiva, jornais, papel grande com 1x0,5m, potes de iogurte vazios,
tinta guache.
Nesta brincadeira de cores e transformações, todos ganham. Corte o
papelão com aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura e,
com a fita adesiva, prenda-o em uma cadeira, uni suporte de madeira
(como na foto) ou na própria parede, da maneira que forme um ângulo de
aproximadamente 45 Espalhe jornais pelo chão, para conter a sujeira.
Dilua as tintas em água e coloque-as em um conta-gotas ou um tubo com a
ponta fina, para contar a quantidade despejada. Ao mesmo tempo, as
crianças começarão a pingar a tinta na parte superior da folha. Quem
conseguir fazer que a tinta chegue primeiro ao final vence a
brincadeira. As tonalidades poderão se misturar, umas, chegarão antes e
outras depois. Coloque o trabalho para secar e exponha a arte maluca.
Esta atividade exercita o poder de observação da turma, em itens como o
tempo que a tinta leva para escorrer o que cada cor precisa se uma foi
mais diluída que a outra.
ESGUICHO DIVERTIDO
Materiais: água, alfinetes, bexigas, camisetas velhas, fita crepe, folhas de jornal, papel kraft, tintas guache ou. anilina.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Coloque uma boa quantidade de tinta, como anilina ou guache, dentro das
bexigas e peça que os alunos completem os balões com água, deem um nó
cai suas pontas e os sacudam, para misturar a tinta e água. Na base do
balão, que é mais grossa, grude uni pedaço de fita-crepe e,
cuidadosamente, espete-a com o alfinete (em cima da fita adesiva para
evitar explosão da bexiga). Agora, a turma tem originais esguichos de
tinta! Se o chão não for lavável, forre-o com jornal e, a seguir, fixe o
papel kraft nele. Deixe a turma fazer seus desenhos, seguindo ou não um
tema específico, aproveitando apenas os espaços forrados.Modifique a
brincadeira colando o papel na parede.
Fonte: Projetos Escolares- Ensino Fundamental
Como despedida das aulas e preparação para as férias, mostre aos alunos a importância da integração e do respeito ao resgatar brincadeiras simples e divertidas.
Disciplinas: Educação Física, Educação Artística e Filosofia
Anos: 2º. ao 5º.
Objetivos:
- Exercitar a criatividade e as habilidades motoras.
- Refletir sobre a importância do outro.
- Despertar o interesse pelas brincadeiras coletivas.
- Aperfeiçoar o convívio social.
- Divertir-se e interagir com os colegas.
- Estimular o companheirismo e a ética.
E AGORA?
Material: pirulitos.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Entregue um pirulito para cada aluno. Peça que as crianças permaneçam em
pé e em circulo. Todos devem segurar os doces com a mão esquerda e
ficar com o braço estendido; avise aos pequenos que não poderão dobrar o
antebraço em momento algum da brincadeira. O único movimento que os
estudantes podem fazer com essa parle do corpo é pata a esquerda ou a
direita, mas sempre com o antebraço esticado. A mão direita ficará livre
e poderá ser usada normalmente. A primeira tarefa será desembrulhar o
pirulito, seguindo as regras apresentadas. Portanto, as crianças só
utilizarão a mão direita. Recolha os papéis e deixe-as aproveitar o
doce, ainda sob as condições. Aguarde até que alguém descubra a única
forma de executar esta tarefa: oferecer o pirulito para a pessoa ao
lado. Automaticamente, os demais oferecerão o seu e todos poderão
saborear o doce. Finalize a atividade conversando com os alunos sobre
como pode ser bom ajudar os outros, e vice-versa.
NOVOS RUMOS
Materiais: bexigas; fichas com sentimentos e atitudes, tesoura com ponta arredondada, tiras de papel.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Copie as palavras que representam sentimentos e atitudes em quantidade
suficiente para que cada aluno tenha ao menos uma. Recorte-as e coloque
uma dentro de cada balão. Disponha a turma em círculo e explique-lhes
que dentro de cada uma das bexigas está uma ficha com um uma solução ou
desafio cotidiano, como desinteresse, fofocas, competições, inimizades,
alegria, gratidão e felicidade. Solicite que cada criança encha sua
bexiga e brinque com ela, jogando-a para cima, sem deixá-la cair. Aos
poucos, peça que alguns dos participantes deixem seu balão no ar e se
sentem, diminuindo os participantes do jogo. Os que permanecerem devem,
também, manter as bexigas dos colegas no ar. Quando perceber que quem
ficou no centro não está dando conta de manter todos os balões no ar,
peça que os amigos voltem ao círculo e o ajudem. Depois da brincadeira,
inicie a reflexão problematizando a sensação de quem ficou no centro
sobrecarregado de problemas e pergunte os sentimentos de quem saiu e
largou seu dever a cargo dos amigos. Comente que, quando estamos unidos,
as dificuldades ficam mais fáceis de serem enfrentadas. Finalmente,
cada um deve estourar uma bexiga e ler o recado, comentando se é um
desafio ou uma solução e o significado da palavra.
SONHO MEU!
Materiais: balões coloridos, caneta esferográfica, folhas de papel
sulfite tamanho A4, palitos de churrasco, tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Corte o papel sulfite em pedaços que caibam dentro dos balões e em
quantidade suficiente para toda a classe. Em um lugar amplo, solicite
que as crianças escrevam seu sonho no pedaço de papel. A seguir, elas
devem dobrá-lo e colocá-lo dentro da bexiga, que deve ser inflada e
amarrada. Entregue um palito de churrasco para cada estudante e, com a
voz séria e firme, dê o comando: "Protejam seus sonhos". Provavelmente,
as crianças começarão a estourar os balões dos colegas. Depois que
terminarem, pergunte- lhes por que elas destruíram os sonhos dos
colegas. Deixe que pensem no assunto e ajude-as a entender que, para
defender seu sonho, não era preciso destruir o dos outros: bastava cada
uma cuidar do seu e, se possível, zelar pelo do outro. Você pode
aproveitar o assunto e iniciar um bate-papo sobre respeito e ética e a
importância de nossas vontades e dos limites que temos de seguir para
respeitar os outros.
E EU?
Materiais: caneta esferográfica, fita crepe, tesoura com ponta arredondada
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Para
está brincadeira, recorte pedaços de fita crepe em quantidade
suficiente para todos os alunos é escreva neles comandos como beije me
aperte minha mão abrace me deixe me pisque para mim Em apenas um deles
escreva deixe-me — esse será o único aluno que não será procurado. É
interessante também colar os adesivos nas costas ou na testa dos
estudantes, de modo que eles possam ler apenas o que esta escrito nos
amigos E possível que a criança fique triste porem ao mesmo tempo ela
também sabe que todos estavam apenas seguindo o comando escrito na fita.
O objetivo é que expresse o que sentiu naquele momento para que todos
entendam que não se deve agir dessa maneira A simulação é uma forma de
fazer com que reflitam sobre o pirulito sem gerar mágoas. Dê
continuidade pedindo que os colegas relatem situações nas quais se viram
excluídos e como se sentiram.
ATENÇÃO
Divida o alunos em duplas e, peça-lhes que se espalhem pelo ambiente.
Solicite que se observem por 2 minutos Então, os colegas devem virar-se
de costas uns para os outros e mudar três coisas -neles. A seguir devem
desvirar-se e pedir que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro
também repete, e assim sucessivamente. Realize a dinâmica três vezes e
depois troque as duplas. Esta atividade ensina a importância da
observação atenta e dos detalhes a diferença entre olhar e ver. A nova
Visão permite que as crianças entendam que é importante conhecer a
individualidade e se importar com as pessoas
CORRIDA DIVERTIDA
Materiais: água, anilina colorida, cadeira ou mesa, conta gotas, fita
adesiva, jornais, papel grande com 1x0,5m, potes de iogurte vazios,
tinta guache.
Nesta brincadeira de cores e transformações, todos ganham. Corte o
papelão com aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura e,
com a fita adesiva, prenda-o em uma cadeira, uni suporte de madeira
(como na foto) ou na própria parede, da maneira que forme um ângulo de
aproximadamente 45 Espalhe jornais pelo chão, para conter a sujeira.
Dilua as tintas em água e coloque-as em um conta-gotas ou um tubo com a
ponta fina, para contar a quantidade despejada. Ao mesmo tempo, as
crianças começarão a pingar a tinta na parte superior da folha. Quem
conseguir fazer que a tinta chegue primeiro ao final vence a
brincadeira. As tonalidades poderão se misturar, umas, chegarão antes e
outras depois. Coloque o trabalho para secar e exponha a arte maluca.
Esta atividade exercita o poder de observação da turma, em itens como o
tempo que a tinta leva para escorrer o que cada cor precisa se uma foi
mais diluída que a outra.
ESGUICHO DIVERTIDO
Materiais: água, alfinetes, bexigas, camisetas velhas, fita crepe, folhas de jornal, papel kraft, tintas guache ou. anilina.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
Coloque uma boa quantidade de tinta, como anilina ou guache, dentro das
bexigas e peça que os alunos completem os balões com água, deem um nó
cai suas pontas e os sacudam, para misturar a tinta e água. Na base do
balão, que é mais grossa, grude uni pedaço de fita-crepe e,
cuidadosamente, espete-a com o alfinete (em cima da fita adesiva para
evitar explosão da bexiga). Agora, a turma tem originais esguichos de
tinta! Se o chão não for lavável, forre-o com jornal e, a seguir, fixe o
papel kraft nele. Deixe a turma fazer seus desenhos, seguindo ou não um
tema específico, aproveitando apenas os espaços forrados.Modifique a
brincadeira colando o papel na parede.
Fonte: Projetos Escolares- Ensino Fundamental
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