A formação profissional do professor é realizada nos cursos de
Habilitação ao Magistério em nível superior. Compõe-se de um conjunto de
disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e
conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso.
A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e
organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para
dirigir competentemente o processo de ensino.
A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação
teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas
disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação
pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia,
História da Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o
esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-social; a
formação técnico-prática visando à preparação profissional específica
para a docência, incluindo a Didática, as metodologias específicas das
matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.
A organização dos conteúdos da formação do professor em aspectos
teóricos e práticos de modo algum significa considerá-los isoladamente.
São aspectos que devem ser articulados. As disciplinas
teórico-científicas são necessariamente referidas à prática escolar, de
modo que os estudos específicos realizados no âmbito da formação
acadêmica sejam relacionados com os de formação pedagógica que tratam
das finalidades da educação e dos condicionantes históricos, sociais e
políticos da escola. Do mesmo modo, os conteúdos das disciplinas
específicas precisam ligar-se às suas exigências metodológicas. As
disciplinas de formação técnico-prática não se reduzem ao mero domínio
de técnicas e regras, mas implicam também os aspectos teóricos, ao mesmo
tempo em que fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A
formação profissional do professor implica, pois, uma contínua
interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas
reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada
teoricamente.
Nesse entendimento, a Didática se caracteriza como mediação entre as
bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela
opera como que uma ponte entre o "o quê" e o "como" do processo
pedagógico escolar. A teoria pedagógica orienta a ação educativa escolar
mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e
científica, tendo em vista exigências sociais concretas; por sua vez, a
ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do
professor, de modo que as situações didáticas concretas requerem o
"como" da intervenção pedagógica. Este papel de síntese entre a teoria
pedagógica e a prática educativa real assegura a interpenetração e
interdependência entre fins e meios da educação escolar e, nessas
condições, a Didática pode constituir-se em teoria do ensino. O processo
didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos
das matérias de ensino. Em função disso, a Didática descreve e explica
os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem; investiga
os fatores co-determinantes desses processos; indica princípios,
condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem,
que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos
específicos. Para isso recorre às contribuições das ciências auxiliares
da Educação e das próprias metodologias específicas. É, pois uma matéria
de estudo que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos
obtidos nas disciplinas de formação acadêmica, formação pedagógica e
formação técnico-prática, provendo o que é comum, básico e indispensável
para o ensino de todas as demais disciplinas de conteúdo.
A formação profissional para o magistério requer, assim, uma sólida
formação teórico-prática. Muitas pessoas acreditam que o desempenho
satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou
somente da experiência prática, descartando-se a teoria. É verdade que
muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão,
assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho
profissional. Entretanto, o domínio das bases teórico-científicas e
técnicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino,
permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base
para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu
trabalho.
Entre os conteúdos básicos da Didática figuram os objetivos e tarefas do
ensino na nossa sociedade. A Didática se baseia numa concepção de homem
e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e
pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da
realidade social brasileira.
O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos,
organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as
condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Este é o objeto de
estudo da Didática.
Sugestões para estudo
1) Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
2) Explicar as relações entre a definição de educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
3) Podemos falar que nas associações civis, nas associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação pedagógica?
4) Que significa afirmar que o ensino tem um caráter pedagógico?
5) Dar uma definição de educação com suas próprias palavras.
6) Explicar a afirmação: "Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo".
7) Qual é a finalidade social do ensino? Qual o papel do professor?
8) Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
9) Por que se afirma que a Didática é o eixo da formação profissional?
Bibliografia: LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA. São Paulo: Cortez, 1994.
A formação profissional do professor é realizada nos cursos de
Habilitação ao Magistério em nível superior. Compõe-se de um conjunto de
disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e
conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso.
A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e
organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para
dirigir competentemente o processo de ensino.
A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação
teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas
disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação
pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia,
História da Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o
esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-social; a
formação técnico-prática visando à preparação profissional específica
para a docência, incluindo a Didática, as metodologias específicas das
matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.
A organização dos conteúdos da formação do professor em aspectos
teóricos e práticos de modo algum significa considerá-los isoladamente.
São aspectos que devem ser articulados. As disciplinas
teórico-científicas são necessariamente referidas à prática escolar, de
modo que os estudos específicos realizados no âmbito da formação
acadêmica sejam relacionados com os de formação pedagógica que tratam
das finalidades da educação e dos condicionantes históricos, sociais e
políticos da escola. Do mesmo modo, os conteúdos das disciplinas
específicas precisam ligar-se às suas exigências metodológicas. As
disciplinas de formação técnico-prática não se reduzem ao mero domínio
de técnicas e regras, mas implicam também os aspectos teóricos, ao mesmo
tempo em que fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A
formação profissional do professor implica, pois, uma contínua
interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas
reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada
teoricamente.
Nesse entendimento, a Didática se caracteriza como mediação entre as
bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela
opera como que uma ponte entre o "o quê" e o "como" do processo
pedagógico escolar. A teoria pedagógica orienta a ação educativa escolar
mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e
científica, tendo em vista exigências sociais concretas; por sua vez, a
ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do
professor, de modo que as situações didáticas concretas requerem o
"como" da intervenção pedagógica. Este papel de síntese entre a teoria
pedagógica e a prática educativa real assegura a interpenetração e
interdependência entre fins e meios da educação escolar e, nessas
condições, a Didática pode constituir-se em teoria do ensino. O processo
didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos
das matérias de ensino. Em função disso, a Didática descreve e explica
os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem; investiga
os fatores co-determinantes desses processos; indica princípios,
condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem,
que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos
específicos. Para isso recorre às contribuições das ciências auxiliares
da Educação e das próprias metodologias específicas. É, pois uma matéria
de estudo que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos
obtidos nas disciplinas de formação acadêmica, formação pedagógica e
formação técnico-prática, provendo o que é comum, básico e indispensável
para o ensino de todas as demais disciplinas de conteúdo.
A formação profissional para o magistério requer, assim, uma sólida
formação teórico-prática. Muitas pessoas acreditam que o desempenho
satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou
somente da experiência prática, descartando-se a teoria. É verdade que
muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão,
assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho
profissional. Entretanto, o domínio das bases teórico-científicas e
técnicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino,
permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base
para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu
trabalho.
Entre os conteúdos básicos da Didática figuram os objetivos e tarefas do
ensino na nossa sociedade. A Didática se baseia numa concepção de homem
e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e
pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da
realidade social brasileira.
O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos,
organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as
condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Este é o objeto de
estudo da Didática.
Sugestões para estudo
1) Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
2) Explicar as relações entre a definição de educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
3) Podemos falar que nas associações civis, nas associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação pedagógica?
4) Que significa afirmar que o ensino tem um caráter pedagógico?
5) Dar uma definição de educação com suas próprias palavras.
6) Explicar a afirmação: "Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo".
7) Qual é a finalidade social do ensino? Qual o papel do professor?
8) Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
9) Por que se afirma que a Didática é o eixo da formação profissional?
Bibliografia: LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA. São Paulo: Cortez, 1994.
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