PROJETO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil
Responsáveis: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA
A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através
delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para
hábitos de leitura.Segundo Busatto (2006, p 74):
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar,
cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de
contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos
saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais,
reeducação alimentar, auto-estima.
onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.
Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as
crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997,
não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer
isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e
convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com
muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o
fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência,
contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e
indiretamente para a sobrevivência do homem”.
Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e
reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente,
pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a
interação e socialização de todos.
A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se
desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a
oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.
Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de
qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de
descobertas e de compreensão do mundo”.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de
reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar,
utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o
desenvolvimento pleno da criança.
OBJETIVO GERAL
Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular o gosto pela leitura;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
- Melhorar a interação, comunicação das crianças.
CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS
- Linguagem oral e escrita;
- Pintura e colagem;
- Valores;
- Família;
- Movimento;
- Dramatização.
Recursos: livros de literatura infantil, fantoches, folha, lápis de cor, tinta guache
.
METODOLOGIA
Para
concretização deste estudo, usaremos as seguintes técnicas: observação,
revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse
procedimento utilizado possibilitará a ampliação do conhecimento
teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o
estudo. As principais fontes enfocadas serão: livros; publicações;
artigos; textos on line; reforçando dessa forma a compreensão da questão
em pauta. Utilizaremos roda de conversa, leitura de livros,
dramatização, conversa dirigida.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, observação das
crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o
trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a
metodologia foi satisfatória.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006
PRIETO, Heloísa. Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
PROJETO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil
Responsáveis: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA
A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através
delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para
hábitos de leitura.Segundo Busatto (2006, p 74):
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar,
cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de
contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos
saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais,
reeducação alimentar, auto-estima.
onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.
Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as
crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997,
não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer
isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e
convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com
muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o
fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência,
contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e
indiretamente para a sobrevivência do homem”.
Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e
reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente,
pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a
interação e socialização de todos.
A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se
desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a
oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.
Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de
qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de
descobertas e de compreensão do mundo”.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de
reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar,
utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o
desenvolvimento pleno da criança.
OBJETIVO GERAL
Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular o gosto pela leitura;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
- Melhorar a interação, comunicação das crianças.
CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS
- Linguagem oral e escrita;
- Pintura e colagem;
- Valores;
- Família;
- Movimento;
- Dramatização.
Recursos: livros de literatura infantil, fantoches, folha, lápis de cor, tinta guache
.
METODOLOGIA
Para
concretização deste estudo, usaremos as seguintes técnicas: observação,
revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse
procedimento utilizado possibilitará a ampliação do conhecimento
teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o
estudo. As principais fontes enfocadas serão: livros; publicações;
artigos; textos on line; reforçando dessa forma a compreensão da questão
em pauta. Utilizaremos roda de conversa, leitura de livros,
dramatização, conversa dirigida.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, observação das
crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o
trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a
metodologia foi satisfatória.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006
PRIETO, Heloísa. Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
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