Projeto contação de história na educação infantil


PROJETO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS



PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil


Responsáveis: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



JUSTIFICATIVA

A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura.Segundo Busatto (2006, p 74):
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, auto-estima.
onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.
Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997, não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência, contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e indiretamente para a sobrevivência do homem”.
Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.
A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.
Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.

OBJETIVO GERAL


Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.



CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS


  • Linguagem oral e escrita;
  • Pintura e colagem;
  • Valores;
  • Família;
  • Movimento;
  • Dramatização.

Recursos: livros de literatura infantil, fantoches, folha, lápis de cor, tinta guache
.
METODOLOGIA
            Para concretização deste estudo, usaremos as seguintes técnicas: observação, revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse procedimento utilizado possibilitará a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o estudo. As principais fontes enfocadas serão: livros; publicações; artigos; textos on line; reforçando dessa forma a compreensão da questão em pauta. Utilizaremos roda de conversa, leitura de livros, dramatização, conversa dirigida.


AVALIAÇÃO

      A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006

PRIETO, Heloísa. Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.


PROJETO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS



PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil


Responsáveis: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



JUSTIFICATIVA

A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura.Segundo Busatto (2006, p 74):
“A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, auto-estima.
onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.
Através das histórias o educador na educação infantil pode estimular as crianças e despertar o gosto pela leitura, pois como diz Villardi, 1997, não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler, com prazer isto é possível, e mais fácil do que parece autoconhecimento e convivência social, isto tudo é possível com uma história contada com muita arte, que será fundamental para uma vida feliz e saudável, e para o fortalecimento das crianças na sociedade e inibir a violência, contribuindo diretamente para a formação do caráter e da personalidade e indiretamente para a sobrevivência do homem”.
Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.
A contação de histórias propicia a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros.
Abramovich (1989, p. 16) salienta que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Desta forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de reavivarmos a arte de contar histórias dentro do contexto escolar, utilizando a história como um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.

OBJETIVO GERAL


Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças.



CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS


  • Linguagem oral e escrita;
  • Pintura e colagem;
  • Valores;
  • Família;
  • Movimento;
  • Dramatização.

Recursos: livros de literatura infantil, fantoches, folha, lápis de cor, tinta guache
.
METODOLOGIA
            Para concretização deste estudo, usaremos as seguintes técnicas: observação, revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse procedimento utilizado possibilitará a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o estudo. As principais fontes enfocadas serão: livros; publicações; artigos; textos on line; reforçando dessa forma a compreensão da questão em pauta. Utilizaremos roda de conversa, leitura de livros, dramatização, conversa dirigida.


AVALIAÇÃO

      A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006

PRIETO, Heloísa. Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra, 1999. Col. Jovem Século XXI.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

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