AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ARTE
O conteúdo de Arte é dividido em quatro linguagens: artes visuais,
música, dança e teatro, de acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais. Na prática, a primeira é priorizada e as demais perdem espaço
por falta de tempo e de estrutura ou por deficiência na formação dos
professores. Isso não significa que eles dominem o ensino da pintura, do
desenho e da escultura, mas o fato de estarem mais presentes no dia a
dia facilita a abordagem.
1. Produção
O que é: Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a
produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando,
fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas
elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens.
Nesse caso é importante o professor escolher imagens cujas
características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto
visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.
Quando propor: Semanalmente.
O que a criança aprende: A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte.
2. Percurso de criação pessoal
O que é: Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser
deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz
de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai
utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo.
O educador orienta a criação, participando do processo com
interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades
da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a
autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento
das tarefas.
Quando propor: Semanalmente.
O que a criança aprende: A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando ideias e percepções.
3. Interpretação de imagens
O que é: Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de
originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a
arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que
foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de
hoje.
"As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de
aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo
tempo", explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura
criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às
colocações da garotada - esse é o momento de pensar e sentir.
Quando propor: Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições.
O que a criança aprende: A interpretar as obras conforme sua
sensibilidade e seu conhecimento do assunto, percebendo que significados
assumem para si e em diferentes culturas.
4. Fala, leitura e escrita sobre Arte
O que é: Expressão de ideias diante de criações artísticas e com
intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção
escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como
biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais
- o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua
Portuguesa.
Nas séries iniciais, a intenção é desenvolver a capacidade de escrita e
leitura dos que começam a se alfabetizar e expandir o universo de
interpretação de todos.
Quando propor: Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a
exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a
casa.
O que a criança aprende: A expressar ideias sobre a leitura da arte por
escrito ou oralmente e, com isso, avaliar o que está produzindo.
AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ARTE
O conteúdo de Arte é dividido em quatro linguagens: artes visuais,
música, dança e teatro, de acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais. Na prática, a primeira é priorizada e as demais perdem espaço
por falta de tempo e de estrutura ou por deficiência na formação dos
professores. Isso não significa que eles dominem o ensino da pintura, do
desenho e da escultura, mas o fato de estarem mais presentes no dia a
dia facilita a abordagem.
1. Produção
O que é: Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a
produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando,
fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas
elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens.
Nesse caso é importante o professor escolher imagens cujas
características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto
visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.
Quando propor: Semanalmente.
O que a criança aprende: A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte.
2. Percurso de criação pessoal
O que é: Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser
deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz
de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai
utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo.
O educador orienta a criação, participando do processo com
interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades
da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a
autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento
das tarefas.
Quando propor: Semanalmente.
O que a criança aprende: A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando ideias e percepções.
3. Interpretação de imagens
O que é: Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de
originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a
arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que
foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de
hoje.
"As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de
aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo
tempo", explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura
criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às
colocações da garotada - esse é o momento de pensar e sentir.
Quando propor: Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições.
O que a criança aprende: A interpretar as obras conforme sua
sensibilidade e seu conhecimento do assunto, percebendo que significados
assumem para si e em diferentes culturas.
4. Fala, leitura e escrita sobre Arte
O que é: Expressão de ideias diante de criações artísticas e com
intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção
escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como
biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais
- o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua
Portuguesa.
Nas séries iniciais, a intenção é desenvolver a capacidade de escrita e
leitura dos que começam a se alfabetizar e expandir o universo de
interpretação de todos.
Quando propor: Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a
exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a
casa.
O que a criança aprende: A expressar ideias sobre a leitura da arte por
escrito ou oralmente e, com isso, avaliar o que está produzindo.
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