Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa
Confira como a metodologia permite engajar os estudantes e sugestões de ferramentas digitais...
A
aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado
envolvente e significativo com atuação ativa dos estudantes no processo
de ensino e aprendizagem. A metodologia permite o desenvolvimento de
equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do
conhecimento prévio dos alunos, compartilhamento de saberes individuais e
coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia,
trabalhando com a liberdade de expressão e visando atingir um consenso.
Aprendizagem colaborativa alinhada às competências da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo;
Cultura digital;
Argumentação;
Autoconhecimento e autocuidado;
Empatia e colaboração.
O
modelo tradicional de ensino já não condiz com nossa atual sociedade e
nem com as demandas e expectativas dos nossos estudantes. A aprendizagem
colaborativa é uma forma de romper com as estruturas tradicionais de
ensino e alavancá-lo.
Como implementar a aprendizagem colaborativa na sala de aula
Além
de tendências educacionais como a cultura maker, o pensamento
computacional ou a robótica, as ferramentas digitais têm sido grandes
facilitadoras da estratégia da aprendizagem colaborativa, Importante
ressaltar que as propostas desenvolvidas devem sempre vir acompanhadas
de desafios e atividades que privilegiam o trabalho em grupo e a
construção coletiva de saberes, situações em que a autonomia e a
cooperativismo, devem ser amplamente estimulados.
Entre as ferramentas mais utilizadas na aprendizagem colaborativa, temos:
Chats: proporcionam
tempo real, fazem uma extensão da sala de aula e proporcionam
colaboração para utilização deste espaço. Importante salientar que o
professor estará mediando a conversa, estando à disposição dos alunos,
podendo combinar horários estabelecidos. Entre os modelos de chat, a
sugestões é escolher os que permitem interação em grupos, como, por
exemplo, o Messenger ou grupos fechados de Facebook; Twitter que permite
a escrita em 280 caracteres; ou o Google sala de aula, que permite a
construção de atividades com recursos de colaboração.
Blogs: temos
hoje opções gratuitas, como o Blogspot e Wordpress, em que os
estudantes podem postar, comentar e divulgar conteúdos. As plataformas
são espaços que ampliam e enriquecem debates, construções de
conhecimentos e exercitam o senso comum de forma ética e reflexiva. Toda
a comunidade escolar pode se beneficiar deste recurso.
Vídeos: recursos
digitais são importantes para o desenvolvimento do trabalho
colaborativo. No trabalho com vídeos, a aprendizagem está envolvida ao
longo de todo o processo: da elaboração dos roteiros à execução dos
vídeos. Eles podem ser produzidos como curtas, documentários e até
filmes de animações como o stop motion, que é uma técnica de foto quadro
a quadro.
Avaliação
Outro
ponto alto da aprendizagem colaborativa é a oportunidade do docente de
avaliar e intervir no processo de ensino aprendizagem de forma mais
próxima. O modelo permite que o professor avalie o processo, observe o
engajamento, dialogue com os alunos e seus pares, permitindo, desta
maneira, uma tomada de decisão mais clara para direcioná-los durante
este percurso e possibilitando novos caminhos.
Artigo escrito por: Débora Garofalo
Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa
Confira como a metodologia permite engajar os estudantes e sugestões de ferramentas digitais...
A
aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado
envolvente e significativo com atuação ativa dos estudantes no processo
de ensino e aprendizagem. A metodologia permite o desenvolvimento de
equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do
conhecimento prévio dos alunos, compartilhamento de saberes individuais e
coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia,
trabalhando com a liberdade de expressão e visando atingir um consenso.
Aprendizagem colaborativa alinhada às competências da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo;
Cultura digital;
Argumentação;
Autoconhecimento e autocuidado;
Empatia e colaboração.
O
modelo tradicional de ensino já não condiz com nossa atual sociedade e
nem com as demandas e expectativas dos nossos estudantes. A aprendizagem
colaborativa é uma forma de romper com as estruturas tradicionais de
ensino e alavancá-lo.
Como implementar a aprendizagem colaborativa na sala de aula
Além
de tendências educacionais como a cultura maker, o pensamento
computacional ou a robótica, as ferramentas digitais têm sido grandes
facilitadoras da estratégia da aprendizagem colaborativa, Importante
ressaltar que as propostas desenvolvidas devem sempre vir acompanhadas
de desafios e atividades que privilegiam o trabalho em grupo e a
construção coletiva de saberes, situações em que a autonomia e a
cooperativismo, devem ser amplamente estimulados.
Entre as ferramentas mais utilizadas na aprendizagem colaborativa, temos:
Chats: proporcionam
tempo real, fazem uma extensão da sala de aula e proporcionam
colaboração para utilização deste espaço. Importante salientar que o
professor estará mediando a conversa, estando à disposição dos alunos,
podendo combinar horários estabelecidos. Entre os modelos de chat, a
sugestões é escolher os que permitem interação em grupos, como, por
exemplo, o Messenger ou grupos fechados de Facebook; Twitter que permite
a escrita em 280 caracteres; ou o Google sala de aula, que permite a
construção de atividades com recursos de colaboração.
Blogs: temos
hoje opções gratuitas, como o Blogspot e Wordpress, em que os
estudantes podem postar, comentar e divulgar conteúdos. As plataformas
são espaços que ampliam e enriquecem debates, construções de
conhecimentos e exercitam o senso comum de forma ética e reflexiva. Toda
a comunidade escolar pode se beneficiar deste recurso.
Vídeos: recursos
digitais são importantes para o desenvolvimento do trabalho
colaborativo. No trabalho com vídeos, a aprendizagem está envolvida ao
longo de todo o processo: da elaboração dos roteiros à execução dos
vídeos. Eles podem ser produzidos como curtas, documentários e até
filmes de animações como o stop motion, que é uma técnica de foto quadro
a quadro.
Avaliação
Outro
ponto alto da aprendizagem colaborativa é a oportunidade do docente de
avaliar e intervir no processo de ensino aprendizagem de forma mais
próxima. O modelo permite que o professor avalie o processo, observe o
engajamento, dialogue com os alunos e seus pares, permitindo, desta
maneira, uma tomada de decisão mais clara para direcioná-los durante
este percurso e possibilitando novos caminhos.
Artigo escrito por: Débora Garofalo
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