Linguagem Oral e Escrita
- Conversa informal
Para que serve o corpo?
Qual parte você mais gosta?
O que tem nosso corpo que tem dois?
- Histórias
- Poesias, parlendas, trava-línguas
- Obra de arte
- Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes
do corpo)
Matemática
- Número de partes do corpo
- Par e ímpar
- Esquerda e direita
- Peso, comprimento, medições com pés, com palmos...
- Cores, mistura de cores, formas geométricas (visão)
Artes Visuais
- Carimbo das mãos ou dos pés
- Montagem cômica
- Termine o desenho
- Pintura com relevo ( colocar embaixo da folha um boneco
de papel cartão)
- Montar uma pessoa com formas geométricas
- Cartaz corpo Humano e etiquetas
- Desenho cego
- Desenho coletivo
- Quebra cabeça do corpo humano
- Boneco articulado
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal
Natureza e Sociedade
- Partes do corpo
- Órgãos dos sentidos
- O que devemos fazer para cuidar do nosso corpo?
- Cuidados com o corpo
- Expressões faciais
- O que prejudica o corpo
- O que é bom para o corpo
- Observação no espelho
- Somos todos diferentes / respeito as
diferenças-
Músicas
1- Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amigo eu abraçar.
2- Fui no mercado comprar...
3- Cabeça, ombro joelho e pé...
4- Eu danço rock...
5- Por dentro, fora, alto e baixo
6- Palminhas, palminhas...
7- Pipoca
8- Joaozinho trabalha com um martelo...
9- Boneco duro
10- Boneco de lata
Movimento
- Brincadeiras com os órgãos dos sentidos
Visão – mostrar figuras e falar o que estão vendo,
trabalhar cores, formas, tamanhos, brincadeira o que mudou em você, quem é o
mestre
Audição – Descobrir o que é pelo som, ouvir os sons do
ambiente, da natureza, relaxamento, descrever os sons altos, baixos, bons,
ruins... Gravar as crianças cantando e depois colocar para eles escutarem,
atividades com músicas, com palmas,
Olfato – Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados, descrever cheiros que
agradam e desagradam, a importância do olfato para os animais
Paladar – Provar diferentes tipos de alimentos com os
olhos vendados, gostos que agradam e que desagradam, descrever gostos doces,
salgados, azedos, amargos...
Tato – Sentir diferentes texturas, descobrir o que é pelo
tato, descobrir a forma geométrica pelo tato, descrever coisas que são moles,
duras, quentes, frias, ásperas, lisas...
- Dança da cadeira
- Estátua
- Modelagem
- Espelho
- João bobo
- Marionete
- Desenhar a criança no papel cenário ou no chão com giz
- Cobra cega
- Chefinho mandou ou Simão disse
- Calçar sapatos
- Dinâmica de desembaralhar
- Dinâmica “Eu sou .... e você quem é?
- Ginástica
- Jogos de percursos
Linguagem Oral e Escrita
- Conversa informal
Para que serve o corpo?
Qual parte você mais gosta?
O que tem nosso corpo que tem dois?
- Histórias
- Poesias, parlendas, trava-línguas
- Obra de arte
- Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes
do corpo)
Matemática
- Número de partes do corpo
- Par e ímpar
- Esquerda e direita
- Peso, comprimento, medições com pés, com palmos...
- Cores, mistura de cores, formas geométricas (visão)
Artes Visuais
- Carimbo das mãos ou dos pés
- Montagem cômica
- Termine o desenho
- Pintura com relevo ( colocar embaixo da folha um boneco
de papel cartão)
- Montar uma pessoa com formas geométricas
- Cartaz corpo Humano e etiquetas
- Desenho cego
- Desenho coletivo
- Quebra cabeça do corpo humano
- Boneco articulado
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal
Natureza e Sociedade
- Partes do corpo
- Órgãos dos sentidos
- O que devemos fazer para cuidar do nosso corpo?
- Cuidados com o corpo
- Expressões faciais
- O que prejudica o corpo
- O que é bom para o corpo
- Observação no espelho
- Somos todos diferentes / respeito as
diferenças-
Músicas
1- Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amigo eu abraçar.
2- Fui no mercado comprar...
3- Cabeça, ombro joelho e pé...
4- Eu danço rock...
5- Por dentro, fora, alto e baixo
6- Palminhas, palminhas...
7- Pipoca
8- Joaozinho trabalha com um martelo...
9- Boneco duro
10- Boneco de lata
Movimento
- Brincadeiras com os órgãos dos sentidos
Visão – mostrar figuras e falar o que estão vendo,
trabalhar cores, formas, tamanhos, brincadeira o que mudou em você, quem é o
mestre
Audição – Descobrir o que é pelo som, ouvir os sons do
ambiente, da natureza, relaxamento, descrever os sons altos, baixos, bons,
ruins... Gravar as crianças cantando e depois colocar para eles escutarem,
atividades com músicas, com palmas,
Olfato – Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados, descrever cheiros que
agradam e desagradam, a importância do olfato para os animais
Paladar – Provar diferentes tipos de alimentos com os
olhos vendados, gostos que agradam e que desagradam, descrever gostos doces,
salgados, azedos, amargos...
Tato – Sentir diferentes texturas, descobrir o que é pelo
tato, descobrir a forma geométrica pelo tato, descrever coisas que são moles,
duras, quentes, frias, ásperas, lisas...
- Dança da cadeira
- Estátua
- Modelagem
- Espelho
- João bobo
- Marionete
- Desenhar a criança no papel cenário ou no chão com giz
- Cobra cega
- Chefinho mandou ou Simão disse
- Calçar sapatos
- Dinâmica de desembaralhar
- Dinâmica “Eu sou .... e você quem é?
- Ginástica
- Jogos de percursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário