EIXO TEMÁTICO: Artes Visuais, Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Identidade e Autonomia.
RESPONSÁVEIS: Izildinha Houch Micheski, pedagoga, psicopedagoga e formada nos cursos de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC, e de capacitação em LIBRAS, pela Associação Pró-Surdo; Roselaine Cavalheiro de Moraes, pedagoga, jornalista e formada no curso de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC; e Selma Russo, artesã e professora de Educação Infantil.
OBJETIVO: Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas, que valorizam a interação, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas.
IDADE: a partir de 3 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: todos os alunos.
GINCANAS:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
* Divida os alunos em duas equipes e atribua uma cor a cada uma delas. Dê uma bexiga para cada criança e oriente-as a encher os balões de ar até que eles estourem. Também é possível pedir aos alunos para encher as bexigas, amarrar as suas aberturas e sentar-se sobre elas. O grupo no qual todos os integrantes terminarem primeiro vence a dinâmica.
* Oriente os pequenos a percorrer um circuito com as seguintes etapas; Primeiro, um de cada vez, anda por um espaço previamene determinado por você. Depois, viram cambalhota em um colchonete. Em seguida, agacham para passar por baixo de um barbante esticado. Então, chegam a um local onde encontrarão espalhadas diversas garrafas pet sem tampa. As crianças precisam colocar as tampas nos recipientes e deixá-los em pé.
* Prepare um cartaz de papel kraft no qual devem estar escritas ou coladas todas as letras do alfabeto. Disponibilize para os alunos algumas figuras recortadas de revistas, de modo que cada grupo de até cinco integrantes receba a mesma quantidade de recortes. Oriente as crianças a deixar as gravuras com a parte colorida virada para baixo, e uma de cada vez deve pegar um recorte, observar o nome da figura e associar a primeira letra dessa palavra a letra correspondente no cartaz. Depois, ela deve fixar a ilustração junto à letra. Por exemplo, se tiver o desenho de um elefante, precisa colá-lo abaixo do "E".
* Peça antecipadamente para cada aluno trazer para a escola, na data estipulada por você, gravuras de animais e de pessoas. No dia da atividade, separe um pedaço de papel kraft para fazer um cartaz, reservando um lado para os bichos, e, o outro, para as pessoas. Oriente as crianças a identificar o lado correto e, assim colar as figuras nos locais correspondentes.
clique nas imagens para ampliar.
Fonte: Projetos escolares - Educação Infantil. nº 29.
EIXO TEMÁTICO: Artes Visuais, Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Identidade e Autonomia.
RESPONSÁVEIS: Izildinha Houch Micheski, pedagoga, psicopedagoga e formada nos cursos de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC, e de capacitação em LIBRAS, pela Associação Pró-Surdo; Roselaine Cavalheiro de Moraes, pedagoga, jornalista e formada no curso de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC; e Selma Russo, artesã e professora de Educação Infantil.
OBJETIVO: Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas, que valorizam a interação, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas.
IDADE: a partir de 3 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: todos os alunos.
GINCANAS:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
* Divida os alunos em duas equipes e atribua uma cor a cada uma delas. Dê uma bexiga para cada criança e oriente-as a encher os balões de ar até que eles estourem. Também é possível pedir aos alunos para encher as bexigas, amarrar as suas aberturas e sentar-se sobre elas. O grupo no qual todos os integrantes terminarem primeiro vence a dinâmica.
* Oriente os pequenos a percorrer um circuito com as seguintes etapas; Primeiro, um de cada vez, anda por um espaço previamene determinado por você. Depois, viram cambalhota em um colchonete. Em seguida, agacham para passar por baixo de um barbante esticado. Então, chegam a um local onde encontrarão espalhadas diversas garrafas pet sem tampa. As crianças precisam colocar as tampas nos recipientes e deixá-los em pé.
* Prepare um cartaz de papel kraft no qual devem estar escritas ou coladas todas as letras do alfabeto. Disponibilize para os alunos algumas figuras recortadas de revistas, de modo que cada grupo de até cinco integrantes receba a mesma quantidade de recortes. Oriente as crianças a deixar as gravuras com a parte colorida virada para baixo, e uma de cada vez deve pegar um recorte, observar o nome da figura e associar a primeira letra dessa palavra a letra correspondente no cartaz. Depois, ela deve fixar a ilustração junto à letra. Por exemplo, se tiver o desenho de um elefante, precisa colá-lo abaixo do "E".
* Peça antecipadamente para cada aluno trazer para a escola, na data estipulada por você, gravuras de animais e de pessoas. No dia da atividade, separe um pedaço de papel kraft para fazer um cartaz, reservando um lado para os bichos, e, o outro, para as pessoas. Oriente as crianças a identificar o lado correto e, assim colar as figuras nos locais correspondentes.
clique nas imagens para ampliar.
Fonte: Projetos escolares - Educação Infantil. nº 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário